Governo e Tribunal de Justiça do Acre realizam ação para emitir novas carteiras de identidade em Rio Branco e Porto Acre

O governo do Estado, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil, e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizarão nos dias 1, 2, 4 e 5 de fevereiro, uma ação de emissão de da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), nos bairros Cidade do Povo e Calafate, em Rio Branco, e Caquetá, em Porto Acre. A nova CIN não terá mais o número de  Registro Geral (RG), que deixará de existir, pois a nova identidade trará apenas o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, válido para todo o país.

A ação social de justiça e cidadania consiste na expedição gratuita para quem irá solicitar a 2ª via do documento, pois a 1ª via já é realizada sem custeios ao cidadão. Ao todo, o Instituto de Identificação estima que serão emitidas cerca de 250 CIN nesses quatro dias de ação.

“Estamos levando cidadania às pessoas que não podem custear por esse documento essencial para todo cidadão brasileiro, a CIN, pois essa nova versão visa unificar o documento de identidade em todo o território nacional. A Carteira de Identidade é o passaporte da cidadania, com o documento pode-se acessar benefícios do governo federal e estadual”, explicou o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Júnior César da Silva.

No dia 1º, o atendimento será realizado a partir das 15h30 na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, na Cidade do Povo. Já no Calafate a ação será no dia 2, das 8h30 às 15h30, no Colégio Militar. E, por fim, nos dias 4 e 5, o atendimento será no Caquetá, em Porto Acre, a partir das 8h30, no Centro de Convenções do município.

 

[Agência de Noticias do Acre]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.