Balsa Comandante Deodato entrega material de construção no interior do Acre para obras de aeroportos

Agência de Notícias

A Balsa Comandante Deodato iniciou, na semana passada, o processo de entrega de materiais que servirão para a restauração das pistas de pouso dos aeródromos de Porto Valter e Marechal Thaumaturgo, ambos municípios do interior do Acre.

De acordo com Luciano Oliveira, chefe do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) – Juruá, “para a realização das obras, o governo está se empenhando ao máximo, mandando material pelas águas do Juruá, por não ter como acessar as cidades por terra”.

Segundo Luciano Oliveira, a balsa partiu com destino a Porto Walter carregada com insumos: mil sacos de cimento, 30 mil litros de emulsão, cem metros cúbicos de seixos, 80 metros cúbicos de areia, 300 postes de concreto e dois caminhões, um deles com espargidor e outro com miniusina de asfalto.

“Isso mostra nossas dificuldades. Sabemos que o deslocamento dos insumos até os municípios é bastante complicado. Estamos há mais de uma semana tentando carregar a balsa, mas chove todos os dias e o rio já começou a secar. Nossa dificuldade de logística é grande”, explica o gestor.

Oliveira calcula que, caso trafegue no período noturno, a embarcação estará chegando a Porto Walter entre a noite de segunda, 1º, e as primeiras horas de terça.

A Balsa Comandante Deodato estava parada há quase dez anos às margens do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. Após reforma, o veículo já está em pleno funcionamento e o governo do Acre pretende utilizá-lo para prover mobilidade aos que precisam do transporte.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.