Ver para crer
Malandramente, a construção da ponte sobre o rio Abunã fez parte do rosário de promessas do candidato Márcio Bittar.
A construção da ponte sobre o rio Abunã, justamente por ser uma das maiores aspirações dos acreanos, acabou se constituindo numa das mais recorrentes promessas do então candidato ao governo, Márcio Bittar. Repito “malandramente” porque no rol de suas falaciosas promessas o referido candidato dava a entender que a construção da referida ponte só seria possível caso ele fosse eleito, quando na verdade, antes mesmo da recente disputa eleitoral, sua construção já havia sido licitada, contratada e seus serviços já se encontravam em pleno andamento.
Das duas, uma: ou o candidato Márcio Bittar não sabia o estágio em que se encontrava o processo sobre a construção da referida obra, ou se sabia, agiu de má fé, afinal de contas, a construção da ponte do Abunã, já não dependia da sua eleição, e menos ainda, da derrota do candidato Tião Viana, enfim, num esforço conjunto entre os dois governadores, o do Acre, Tião Viana e o de Rondônia, Confúncio Moura, e de se suas respectivas bancadas no Congresso Nacional, todas as providências relativas a sua construção já haviam sido tomadas.
Sem poder ser acusado de querer tirar proveito eleitoreiro de uma obra cuja realização leva a sua marca, pois já havia sido reeleito, o governador Tião Viana visitou o local onde a referida ponte está sendo edificada, levando consigo uma comitiva com nada menos que 100 convidados. Para todos que lá estiveram o estágio avançado da construção não poderia ser mais animador.
Embora encravada no Estado de Rondônia, e em sendo de fundamental importância para a vida social e econômica do nosso Estado, mais ainda que para o próprio Estado de Rondônia, do seu colega e vizinho, Confúncio Moura, o governador Tião Viana sempre contou com todo o apoio, sobretudo, em relação à construção da referida ponte.
A propósito, quando de sua visita ao canteiro da obra o governador Tião Viana, tanto ele quanto a sua comitiva foi recepcionado pelo vice-governador do Estado de Rondônia, Airton Gurgacz e pelo superintendente do Dnit, Fabiano Martins Cunha. Além dos votos de boas vindas, às autoridades rondonienses não só se mostrarem satisfeitas com a presença da comitiva acreana, e em particular, com a presença do governador Tião Viana, como satisfizeram a curiosidade de todos os visitantes.
Embora tenha se constituído em objeto de propaganda eleitoral dos seus adversários, e sem ter tirado nenhum proveito em favor de sua reeleição, verdade seja dita: a ponte do Abunã, do seu projeto até a sua conclusão, contou com o decisivo apoiou do governo Tião Viana.
Esta é a realidade, e o resto é promessa de candidato em apuros.