Colunistas

Sociedade e Notícia

A Cultura pede Passagem! Um tema que deve ser priorizado, repensado, cultura é vida, conhecer direitos e deveres como ele mesmo diz: Heloy de Castro candidato a uma das vagas no parlamento mirim pelo partido de Álvaro Dias o Podemos. Acorda cultura!!!

Parabéns especial para a Glenda Quintiliano Angelin, por mais um aniversário junto aos familiares e amigos. Que esse dia seja repleto de muito amor e alegria no Serrado. É big, é big...

Bolo lindo para comemorar mais uma volta ao redor do sol desta pessoa alegre e descontraída que é a Silvana Maués. Parabéns, parabéns!

O NIVER DA ADVOGADA HELCÍNKIA

Na última quinta-feira, a advogada Helcínkia Albuquerque foi surpreendida com uma festa de aniversário organizada por suas irmãs Hérika e Helcíria, seu marido Renan Nunes e seleto grupo de amigas. A noite foi regada a champanhe, whisky e cerveja, com direito a violinista, buffet assinado por Silvia Montenegro, bolo de Jeane Almeida, doces de Graça Lucena e decoração de Socorro Mascowisk. Todos os convidados receberam máscaras e frascos de álcool em gel, porque o momento exige.

A aniversariante Helcínkia com o marido Renan Numes.

Tassia Machado,Iolanda Cristina,Daniela Amorin

Ana Paula Porgel com a aniversariante e Delnete Maria.

A aniversariante ladeada das irmãs Herika Albuquerque eHelcíria Albuquerque.

De grande valia o encontro de Gladson Cameli com os generais que compõem o Departamento de Engenharia de Construção (DEC), na sede do Quartel General do Exército, em Brasília. A reunião serviu para que o governador solicitasse apoio logístico ao general Júlio César de Arruda, chefe do DEC, para o desmonte, transporte e montagem de três pontes de ferro para o Estado do Acre.

As três pontes, localizadas nas cidades de Jardinópolis (SP), Ponta Grossa (PR) e Iaçu (BA), serão reinstaladas nos municípios de Sena Madureira, Xapuri e Rodrigues Alves.

Finalmente termina a “novela” de cassação eleitoral da dra. Juliana e Pastor Manuel Marques. Assume as vagas de deputado federal o petista Léo de Brito e para o parlamento estadual o juiz aposentado Pedro Longo. Os dois novos parlamentares foram diplomados na última sexta-feira, pelo Tribunal Eleitoral de Rio Branco.

MATCH JUVENTUDE DOS FIOS

O Boticário lançou essa semana a linha Match Juventude dos Fios, para revitalizar cabelos brancos naturais e brancos tingidos, com fórmula que deixa os fios cinco anos mais jovens já na primeira aplicação. E? ma?gica? Talvez. Mas com certeza e? tecnologia! Seus cabelos brancos merecem um tratamento profissional assim: fios mais encorpados, menos quebradic?os, com mais brilho, maciez e volume para desfilarem por ai?. Os produtos são Shampoo Anti-Idade Desamarelador Match Juventude dos Fios Brancos Naturais, Shampoo Anti-Idade Match Juventude dos Fios, Spray Volumador Match Juventude dos Fios e Ma?scara Anti-Idade Match Juventude dos Fios. Deu branco? Deu match! #MatchJuventudeDosFios

Vem aí a Diverkids, loja de roupa infantil para vestir seu filho com muito bom gosto. A loja será inaugurada na Travessa da Saudade no Bosque, em frente à Bionorte

A Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), ingressou na última segunda-feira, 5, data em que o Brasil celebra o aniversário da Constituição Cidadã de 1988, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei Estadual n. 3.546/2020, que impede a suspensão, mesmo que momentânea e necessária, de atividades presenciais em igrejas e templos religiosos em “períodos de calamidade pública” de toda e qualquer natureza.

A peça foi redigida e assinada pelo procurador-geral Adjunto para Assuntos Jurídicos, Sammy Barbosa Lopes. Segundo o membro do MPAC, a ADI demonstra diversos vícios de inconstitucionalidade, tanto formais quanto materiais, violadores da independência entre os poderes e da laicidade do Estado, cânones constitucionais democráticos, do princípio da igualdade e, sobretudo, do Direito Fundamental à saúde, assegurado constitucionalmente.

“Pela redação da Lei questionada é possível extrair que uma calamidade pública causada por uma grande inundação, ou, o rompimento de uma barragem, desmoronamento, terremoto ou qualquer outro tipo e espécie, e que mesmo com a recomendação técnica e especializada de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária, o CREA, a Prefeitura ou qualquer outro, igrejas e templos religiosos não poderiam ter as suas atividades presenciais suspensas, mesmo que momentaneamente, causando, com isso, imensos riscos e danos à segurança, à vida ou à saúde da população.”, ponderou o procurador de Justiça.

Em uma pequena solenidade ocorrida na última quarta-feira, 30, o Centro Universitário Uninorte e o município de Senador Guiomard firmaram parceria para que o Estágio Rural dos estudantes do curso de Medicina da instituição seja realizado. Este acordo permitirá que os alunos tenham experiências novas e diferenciadas, visto que a maior parte da prática desses discentes foram feitas em Rio Branco.

Para a pró-reitora Acadêmica, Vanessa Igami, é muito importante proporcionar essa vivência aos acadêmicos. “Nós estamos inserindo esses alunos em uma realidade diferente da que eles estão acostumados. Com certeza irão somar com os profissionais de saúde que trabalham no município”, argumenta.

Estavam presentes o reitor do Centro Universitário Uninorte Ricardo Leite; a subprocuradora do município de Senador Guiomard, Aldelaine Camilo; a pró-reitora Acadêmica, Vanessa Igami; a coordenadora adjunta do curso de Medicina, Ana Flávia.

Era uma vez no Seringal é o nome do livro de Raimundo Ferreira de Souza, publicado pela Livraria online – Fontinele Publicações que está disponível por apenas R$45,00.

Um livro que fala da geração atual que apenas ouviu falar de como era as relações socioeconômicas, condições de trabalho e exploração da mão obra dos seringueiros, na época em que o ritmo da vida na Amazônia e especial no Estado do Acre, girava em torno da atividade do extrativismo vegetal, produção da borracha natural e da castanha, no interior da floresta,nos seringais nativos.

Fechando a coluna com essa foto de hoje: Aliança, solidariedade e comprometimento com nossa Rio Branco.

 

Artigos Publicados

MESA TROPICAL

Festa para Marcelo Bimbe

Portas abertas

Niver de Iolanda Cristina

Promoção MAIS ACADEMIA