Colunistas

Decreto define regras de execução orçamentária

Decreto que disciplina as regras e uniformiza as operações de caráter orçamentário, financeiro, contábil e patrimonial para o encerramento do exercício financeiro de 2020 do Estado do Acre, foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira, 26. Segundo o governador Gladson Cameli (PP), a emissão de notas de empenho terá como data limite 30 de novembro de 2020.

Quanto aos processos de emissão de notas de liquidação e notas de pagamento, bem como o encaminhamento e transmissão das notas de pagamento pendentes de compensação financeira junto aos agentes financeiros credenciados terão como data limite 21 de dezembro de 2020.

Ainda segundo o decreto, as solicitações para abertura de créditos adicionais e modificações orçamentárias para reforço de dotações, que se mostrarem insuficientes para atendimento das despesas previstas, deverão ser apresentadas à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Seplac até o dia 30 de novembro de 2020.

A emissão de ordem bancária, segundo o decreto governamental, fica limitada ao dia 21 de dezembro de 2020 e as despesas empenhadas e não pagas até o final do exercício financeiro, se devidamente realizadas, serão inscritas em restos a pagar.

Mais um

Marcell Menezes Galvão, que vivia atacando o governador Gladson Cameli (PP) foi contemplado nesta segunda-feira, 26, com nomeação na Secretaria de Saúde (Sesacre). Segundo informações, ele foi indicado pelo coronel Ulysses Araújo. Marcell Menezes, como  conhecido nas redes sociais, é apenas mais um que ataca o governador e é recompensado com nomeação.

Bom coração

Gladson Cameli demonstra, a cada dia, que é um homem de bom coração.  Portanto, não guarda mágoas e tampouco rancor. No mínimo, 30% dos cargos comissionados eram petistas, comunistas ou viviam a atacar o governador. A generosidade do governador é algo impressionante.  Os aliados podem não gostar, mas Deus se alegra com essas ações.

Em respeito

Em respeito ao governador Gladson Cameli e aos nossos leitores e seguidores nas redes sociais, prefiro não reproduzir alguns dos ataques de Marcell. Claro que ele apagou tudo, mas muita gente guardou as postagens do mesmo. Ainda é possível ter acesso aos textos nos sites de busca. Nesta segunda-feira, já nomeado, Marcell fez agradecimento ao coronel Ulysses, seu padrinho.

Salada

Em Tarauacá, o governador Gladson Cameli apoia o Democrata, Abdias da Farmácia a pedido do deputado federal Alan Rick (DEM). Já o coordenador político do governo, ex-deputado Moisés Diniz apoia o advogado Junior Feitosa (MDB). Mas no fundo, Diniz gostaria mesmo de apoiar o comunista Chagas Batista, seu velho amigo e camarada de lutas.

Tentamen

As obras de reforma, restruturação e adequação da União o termo de aprovação para a reforma, adequação e acessibilidade da Sociedade Recreativa Tentamen, no Segundo Distrito de Rio Branco, serão iniciadas ainda este ano. A iniciativa entrou na pauta da 16ª Reunião Extraordinária do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), realizada no sábado, 24.

Histórico

Fundada em 1924, por famílias da sociedade de Rio Branco, a Sociedade Recreativa Tentamen públicos e comerciantes. Configurou-se como o primeiro Clube Social de Rio, tendo por objetivo, à época, proporcionar lazer aos donos de grandes seringais, autoridades locais, ente outros segmentos. O imóvel possui características da arquitetura de madeira ou mista com cobertura em zinco, edificada no período extrativista.

Apoio declarado

Comunidade do Ramal Catuaba, no Belo Jardim 3, zona rural de Rio Branco, realizou um encontro na manhã deste sábado, 23, com a prefeita Socorro Neri (PSB), candidata à reeleição  a comunidade reafirmou apoio à continuidade de sua gestão. Além do Catuaba, também estavam presentes moradores e produtores rurais do Vista Alegre, Liberdade e Ramal da Cigana. A região é o maior polo produtor de macaxeira e derivados da capital acreana.

Sonho realizado

O piçarramento de 18 quilômetros do Ramal do Catuaba era um sonho de aproximadamente 20 anos e que foi realizado pela administração da prefeita Socorro Neri. Cerca 400 famílias vivem na região e agora podem escoar seus produtos para abastecer feiras e mercados de Rio Branco com mais dignidade. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Safra, investiu muito na região, desde 2019.

Defensoria ao seu lado

Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do Núcleo da Cidadania, a Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Acre (Adpacre), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Acre (Sebrae), a Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio) e Rede Amazônica, promovem a 11ª Edição do Projeto: “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você”.

Lançamento

A edição especial em alusão ao Dia Internacional do Idoso e ao Dia das Crianças, ambas celebradas em outubro, será realizada por meio da Campanha: Conexão Solidária, que visa arrecadar doações para instituições de acolhimento à idosos, crianças e adolescentes da capital e interior do estado. O lançamento da campanha será realizado na terça-feira, 27, às 9h, na sede da DPE-AC, localizada na Av. Antônio da Rocha Viana, 3057, bairro Santa Quitéria.

Primeira-dama

A iniciativa contará também com uma Live Solidária, a ser realizada no dia 06 de novembro, às 18h, no canal de Youtube do Sebrae no Acre. A ação também conta com o apoio do Governo do Estado do Acre, através do Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Supermercado Araújo, Supermercado Pague Pouco e Mesa Brasil.

Gladson em campanha

Uma carreata política promovida pela campanha eleitoral de Zequinha Lima, candidatos do PP à Prefeitura de Cruzeiro do Sul, mobilizou grande quantidade de apoiadores na manhã de sábado, 24. O governador Gladson Cameli foi um dos principais participantes, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior e do atual prefeito, Clodoaldo Rodrigues.

Declaração

“Esse foi um momento histórico, Estamos contagiando Cruzeiro do Sul com a força do 11”, disse Henrique Afonso. O governador Gladson massificou seu apoio à candidatura de Zequinha e Henrique. “Apoio porque sei que é o melhor nome, são pessoas honestas, com história e trabalho em prol do povo. Cruzeiro do Sul merece alguém que trabalhe pela população. Estou com vocês”, falou.

Takigawa

Prefeita Socorro Neri (PSB), candidata à reeleição, começou o dia nesta segunda-feira, na sede da empresa Takigawa, responsável pela distribuição de diversos tipos de alimentos em todo o estado do Acre. Ela agradeceu a todos pelo trabalho contínuo, mesmo em meio a pandemia. Também falou sobre os avanços de sua gestão e afirmou que podererá realizar muito mais por Rio Branco nos próximos quatro anos. O candidato Rafael Almeida também participou da reunião.

Estação

Ao fim da tarde, Socorro e militantes do PSB e dos demais partidos da coligação participaram de passeata no bairro Estação Experimental. No início da noite, Socorro participou de bandeiraço na avenida Ceará, esquina com a rua Omar Sabino, em frente a Agroboi. A primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli também esteve presente. Ana Paula deixou a militância empolgada quando afirmou: “Quem vota em Gladson Cameli, vota em Socorro Neri", afirmou a primeira-dama. 

Indeferidos

Candidatos a prefeito que constam como indeferidos no site Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são: Everton Soares, de Epitaciolândia (PSL); Silene Siqueira, de Mâncio Lima (PP), Gedeon Barros, de Plácido de Castro (PSDB), e Rivelino Mota, de Santa Rosa do Purus (Solidariedade). Também tiverem registro indeferido 136 candidatos a vereador nos 22 municípios acreanos.

 

 

 

Artigos Publicados