Colunistas

Governador Gladson Cameli faz mudança tática no Imac e na Segov: André Hassem e Nelson Sales invertem posições

Governador Gladson Cameli (PP) efetuou uma alteração tática em sua equipe. O presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), advogado André Hassem, foi exonerado e nomeado como diretor na   Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais (Segov).

Já o ex-deputado Nelson Sales (PP), que era diretor na Segov, foi exonerado e nomeado como novo presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). As exonerações e nomeações foram publicadas na educação extra do Diário Oficial desta segunda-feira, 25.

As alterações publicadas nesta segunda-feira, foram efetuadas na sexta-feira, 22. Hassem era o penúltimo da foto oficial do governador e os membros do primeiro escalão a se manter no governo. Agora, da formação original, resta apenas o  secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel-PM Paulo César.

A despedida do agora ex-presidente deve ocorrer na manhã desta terça-feira, 26, na sede do Imac. Ele já agradeceu ao governador pela opotunidade e diz ter se emoenhado ao máximo para corresponder a expectativa do governador, dos demais membros da equipe e da população acreana. 

O governador nomeou Diego Negreiros para a função de diretor do Imac e Wilson Marlon Vasconcelos e Samara Feitosa como cargos em comissão referência CEC-1. A saída de André já era esperada desde o início deste mês. Mas ele continua com respaldo no Governo Gladson Cameli.

Inversão

Um dia após o convite para ser candidato a vice-governador na chapa liderada pelo governador Gladson Cameli (PP), o deputado federal Alan Rick (União Brasil-AC) afirmou não vê problema na inversão de candidatura entre ele e a professora Marcia Bittar (PL-AC).

Festa do PSD

Em convenção realizada na tarde-noite de sábado, 23, no Sesc-Bosque, o senador Sergio Petecão foi oficializado como candidato ao Governo do Acre, tendo como como vice, o advogado Tota Filho (PSD) com vice. A candidata ao Senado é a deputada federal Vanda Milani (Pros). Também integram a aliança o Avante e o PTB.

David e Dimas

A convenção do Agir foi realizada na noite de sexta-feira e oficializou o professor e filosofo David hall como candidato ao Governo. O jornalista e gestor público Dimas Sandas foi oficializado como candidato ao Senado. A candidata a vice-0vernador é empresária Jorgiene da Silva Carneiro.

Nilson e Sanderson

O Psol do Acre aprovou em convenção estadual, nesta sexta-feira (22), a escolha de Nilson Euclides como candidato ao governo do Estado. A gestora hospitalar Jane Rosas será candidata a vice e do advogado Sanderson Moura é o candidato ao Senado.

Indefinição

Em apenas cinco dias, Jorge Viana (PT) e Jenilson Leite (PSB) foram pré-candidatos a governador e senador ao menos três vezes. Mas pelo último boletim enviado no início da note desta segunda-feira, tudo voltou ao normal: Jorge Viana pré-candidato ao Senado e Jenilson Leite ao Governo do Acre.

Mailza no Rio

Senadora Mailza (PP), pré-candidata à reeleição, participou neste domingo, 24, da convenção do Partido Liberal (PL), no Rio de Janeiro. O encontro oficializou o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa à reeleição.

Com lideranças

Ao lado do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI), do presidente da Câmara Federal, Artur Lira (AL) e do líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PR), Mailza destacou a oportunidade de estar presente no evento do PL, que tem em sua base o PP.

Reconhecimento

“Uma festa linda. Estou muito feliz e grata por fazer parte deste momento. O Bolsonaro é o presidente que mais olhou para o Acre, e não tenho dúvidas de que nossos amigos acreanos reconhecerão isso nas urnas”, disse.

Grande perda

Vítima de infarto, morreu na tarde deste domingo, 24, no Pronto Socorro de Rio Branco, o professor da Universidade Federal do Acre e da Eletronorte, Fortunato Martins Filho, 55 aos. Ele era pré-candidato a deputado estadual pelo MDB. Em 2018, ele foi candidato ao Senado pelo Psol.

Optou pelo Acre

Natural de Maués, município do interior do Amazonas, Fortunato optou por morar em Rio Branco, há mais de 20 anos, como servidor da Eletronorte e da Universidade Federal do acre (Ufac), na área de História. Chegou a receber o título de Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no final de 2021.

Social

Mesmo com as atividades na Ufac e na Eleronorte, Fortunato Martins comandava programas sociais voltados ao esporte, notadamente na organização de campeonatos de férias na periferia de Rio Branco. Fortunato também era presidente da Associação dos Servidores da Eletronorte (Aseel) e membro da Pelada da Associação Jumbo.

Mais um

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, por “ameaças ao ex-presidente Lula da Silva”, candidato do PT à Presidência e a ministros do STF. A Polícia Federal prendeu Ivan Rejane em Belo Horizonte (MG) na sexta-feira (22).

Se defesa

No processo, consta que Ivan Rejane não tem advogado constituído para representá-lo. Em um vídeo que circula nas redes sociais, Ivan Rejane disse que Lula deveria andar com segurança porque ele iria “caçar” o ex-presidente, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ).

Ministros

No mesmo vídeo, Ivan também afirma que vai “caçar principalmente” ministros do STF e cita os nomes de Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Luiz Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

 

Artigos Publicados