A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27) é um espaço para discutir o clima mundial, mas também para fazer negociações que impactem diretamente nas ações de sustentabilidade. Este ano, o Estado do Acre prospectou mais de U$ 300 milhões com cinco financiadoras internacionais, cujos recursos poderão ser utilizados em políticas de preservação ambiental, pelo prazo de quatro anos.
Com a U.S. Agency for International Development (Usaid), o Acre iniciou tratativa para investimento de mais de U$ 250 mil, que serão disponibilizados pelo governo americano para utilização nas políticas de sustentabilidade e reflorestamento; elaboração de estudos técnicos e outras atividades de política de desenvolvimento sustentável, principalmente aquelas voltadas ao fortalecimento de cadeias produtivas locais e proteção, e ao melhoramento da qualidade de vida dos povos indígenas e tradicionais. O detalhamento é definido em planos de trabalhos a serem elaborados no início de 2023.
O programa Global REDD Early Movers, financiado pelos governos alemão (Banco KfW) e inglês (Beis), disponibilizará mais de U$ 13 milhões para o Acre. Trata-se de uma repactuação para a continuidade do Programa REM no Estado, que ao longo de 10 anos já recebeu mais de 100 milhões em reais para implementação de duas fases.
O Estado do Acre também firmou parceria com a Noruega para disponibilização de U$ 8 milhões para atividades de recuperação de áreas degradadas, visando melhorar o uso do solo, a diversificação da produção, a melhoria da geração de renda e dos serviços ambientais e ecossistêmicos prestados por imóveis rurais da produção familiar na região do Juruá no Estado do Acre. É o agronegócio de baixas emissões recebendo importante reforço financeiro no Estado, especialmente no Vale do Juruá.
A novidade deste ano é o início de uma nova negociação de financiamento com um fundo canadense no valor de U$ 30 milhões. Os recursos estão disponíveis por meio da entidade Conservação Internacional (CI), para detalhamento das atividades a serem desenvolvidas concernente ao eixo de bioeconomia do Estado. Os recursos são destinados para atividades em cinco unidades de conservação do Acre, entre elas, o complexo de floresta do Rio Gregório e a Reserva Estadual do Chandless.
Segundo o governador Gladson Cameli (PP), o Acre prospectou U$ 303 milhões a serem utilizados durante os próximos quatro anos de gestão. Muitos desses recursos já vinham sendo discutidos com as financiadoras internacionais pelo governo do Acre antes da COP, os quais foram concretizados por meio de assinaturas de cooperações e memorandos de entendimento entre partes durante a conferência para orientar a efetivação de futuros contratos.
O governador lembra que outras oportunidades foram prospectadas durante o evento e que terão seus desdobramentos em financiamentos e novas cooperações nos próximos meses. Por isso e por todas as discursões feitas em painéis sobre o clima, a avaliação sobre a participação da comitiva acreana na COP-27, no Egito, segundo Cameli, é muito positiva.
Prestação de contas
Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), Luiz Cordeiros, apresentou na noite desta segunda-feira, prestação de contas, referente ao presente exercício financeiro. A Assembleia Geral aconteceu no auditório da Prefeitura de Rio Branco. Cordeiro também falou sobre a volta do Cameponato de Futebol Soçaite da Imprensa e os desafios para 2023.
Visita
Deputado eleito, Arlenilson Cunha (PL) voltou as suas origens e visitou colegas de farda no maior presídio do estado, a unidade Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco. Ele comporá a bancada liberal ao lado do deputado eleito Afonso Fernandes.
Inauguração
Polícia penal, Arlenilson prestigiou a inauguração da ala G, uma das mais antigas do presídio e acompanhou assinatura de ordem de serviço para obras que irão melhorar a infraestrutura da unidade.
Agradecimento
Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a cada um os votos que garantiram uma cadeira na próxima legislatura da Aleac e parabenizou os servidores pelo excelente trabalho que desempenham em todas as unidades prisionais do Acre, coordenados pelo presidente do Iapen, Glauber Feitoza.
Mérito
Relevante apoio prestado à Segurança Pública rendeu ao Senador eleito Alan Rick a Medalha Mérito da Força Nacional – Soldado Luiz Pedro de Souza Gomes. A honraria foi entregue em cerimônia no Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta segunda-feira, 21, em Brasília.
Aniversário
A ação faz parte das comemorações de aniversário dos 18 anos da Força Nacional, celebrado em 29 de novembro. A medalha é concedida a quem prestou relevante serviço à Força Nacional, valorizando a dedicação e o mérito.
Medalha
O nome da medalha é uma homenagem ao policial militar sul-mato-grossense Luiz Pedro de Souza Gomes, que morreu em serviço no dia 14 de novembro de 2013. Na ocasião, o militar e outros mobilizados participavam, em Rondônia, do resgate de um efetivo que estava cercado em uma emboscada.
Cooperação
Prefeitura de Rio Branco, assinou um Termo de Cooperação Técnica, na manhã desta segunda-feira, 21, para que junta médica do Município passe a realizar as perícias médicas necessárias para a concessão do benefício da gratuidade no transporte público coletivo de Rio Branco.
Dignidade
Secretário municipal da SMGA, Jonathan Santiago, o convênio entre secretaria e superintendência, visa levar mais dignidade às pessoas com deficiência e cadeirantes, que possuam laudo e estão no aguardo da gratuidade do serviço.
Demanda
“A ideia neste primeiro momento é finalizar a demanda reprimida, que são de 110 pessoas em espera. Posteriormente, seguirá a rotina, pela manhã durante quatro horas, que vai contemplar em torno de vinte pessoas por dia”, explicou.
Recomendação
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 21, na Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi anunciada a recomendação do uso de máscara em locais fechados e de aglomeração, além de reforçar a importância de se imunizar contra a doença como uma das principais medidas para conter o avanço da covid-19 no estado.
Obrigatoriedade
Além disso, o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Edvan Menezes, reforçou que é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde: “Porque é um ambiente que tem um número maior de pessoas que estão positivas para covid-19. Então, se for até uma unidade de saúde, leve a sua máscara”.
Recontagem
Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto (PL), afirmou que políticos da legenda pedirão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a revisão da apuração das urnas eletrônicas que entraram em funcionamento antes de 2020. A denúncia de ser apresentada nesta terça-feira, 22, e aponta que cerca de 250 mil equipamentos teriam "o mesmo número".
Base das denúncias
As "novas denúncias" são baseadas em relatório do Instituto Voto Legal. "Pelo estudo que fizemos, têm várias urnas que não podem ser consideradas. É no Brasil inteiro, de 2020 para baixo. Todas elas têm o mesmo número, não tem como controlar. Temos a prova e vamos mostrar que essas urnas não podem ser consideradas. Vamos ver o que o TSE vai resolver".