Colunistas

A importância da Zona de Desenvolvimento Sustentável ao Acre

Conciliar sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia. Eis o principal objetivo da reunião realizada no último final de semana, em Rio Branco, pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em Rio Branco. A intenção é apresentar uma proposta inovadora para os desafios da Amazônia dentro da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira (ZDS).

A proposta inovadora busca ações com objetivo de fomentar a sustentabilidade ambiental por meio do desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável em estados do Norte. Tanto a Suframa, quanto a Suframa, planejam adotar meios para proporcionarem melhorias na qualidade de vida da população, por meio da sustentabilidade ambiental. Portanto, a reunião representa uma grande oportunidade para o Acre e a bioeconomia, para o agronegócio, para o empreendedorismo e o turismo.

Nesse sentido, o Governo do Acre está empenhado, junto com os governos do Amazonas e Rondônia, em apoiar essa iniciativa, que certamente irá mudar a vida de muitas pessoas e fomentar a geração de empregos na região, sobretudo no Acre. Claro que para isso ocorrer, não basta a boa relação hoje, existente entre os governos do três estados diretamente envolvidos, mas também a união das bancadas federais no sentido de somar forças no Congresso Nacional.

A proposta significa a capacidade de proteger a floresta e garantir o direito dos habitantes da região às mesmas oportunidades de cidadania que o restante do Brasil, como infraestrutura urbana, mobilidade, desenvolvimento econômico, o que resulta na criação de empregos para a região norte. A superintendente da Sudam, Caroline Campos, avaliou a apresentação como uma inclusão social e econômica para a região.

Segundo ela, a proposta da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira, planejada como um conjunto de ações multisetoriais, visa promover a sustentabilidade ambiental, por meio do desenvolvimento socioeconômico dos três estados, diretamente envolvido

A ZDS engloba 32 municípios localizados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia. O projeto de sustentabilidade ambiental engloba ações em dois eixos fundamentais e estratégicos de atuação: Desenvolvimento Produtivo (Bioeconomia, Turismo, Agronegócio, Indústria) e Infraestrutura Econômica e Desenvolvimento Urbana (Logística e Transporte, Energia, Telecomunicações).

Para o secretário de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas Costa, o evento é um marco importante para o desenvolvimento do turismo no Acre. Claro que o evento é importantíssimo para Acre porque a Sudam e a Suframa detentoras do recurso e nosso Estado tem uma grande necessidade de recursos financeiros destinados a estes setores. Nosso Acre precisa muito dos fundos de investimento. Por isso, essa reunião é um marco para o desenvolvimento do turismo aliada ao desenvolvimento sustentável.

A secretaria de Turismo precisa e deve fazer com que essas coisas aconteçam da melhor forma e que avancem na área do empreendedorismo, já que aliado a isto temos a geração de emprego e renda. A ideia é potencializar as vocações produtivas e econômicas locais, bem como os recursos humanos na área do empreendedorismo. O projeto ainda será apresentado, oficialmente, aos Governos estaduais e demais entidades envolvidas que fazem parte da Zona de Desenvolvimento Sustentável.

Mudança na OAB-AC

Advogado Rodrigo Aiache, da chapa 7, “Muitas vozes, uma só OAB”, é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB-AC). Ele foi eleito na sexta-feira, com 802 votos e comandará a instituição no triênio 2022-2024, desbancando o atual presidente, Erick Venâncio, que teve 690 votos.

Acusação e fake news

Após campanha marcada por polêmicas e troca de acusações e festival de fake news, a votação teve iniciou às 8 horas da manhã e terminou às 17 horas. No entanto, devido a questões burocráticas, o anúncio da vitória de Aiache ocorreu apenas após a apuração das cinco urnas dentro do auditório da seccional na capital com a presença de apoiadores das duas chapas.

Salada ideológica

O atual presidente, Erick Venâncio é filho de Armando Dantas, emedebista histórico, mas foi eleito e tentou a reeleição com apoio de tendência esquerdista; o presidente eleito, Rodrigo Aiache, é filho de Mâncio Lima, secretário de Estado em todos os governos do PT e genro do ex-senador Jorge Viana, mas foi eleito com apoio de advogados liberais e conservadores.    

Estavam presentes

Estiveram presentes ainda o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas; o secretário de Produção e Agronegócio, Neném Junqueira, o presidente do Instituo de Defesa Agropecuária e Florestal, Francisco Thum; o secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão; o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez e o governador em exercício, Wherles Rocha.

Sudam

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) é uma autarquia do governo federal do Brasil, criada no governo do presidente Castelo Branco em 1966, com a finalidade de promover o desenvolvimento da região amazônica, gerando incentivos fiscais e financeiros especiais para atrair investidores privados, nacionais e internacionais. Ela tem sede e foro em Belém, e é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional

Suframa

A Suframa é uma autarquia da Administração Pública, vinculada também ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A Suframa administra e controla os incentivos fiscais das empresas instaladas na Região Amazônica. Embora esteja sediada em Manaus, a Suframa tem a missão de ajudar a desenvolver todos os Estados que compõem a Região Amazônica.

Unale

A 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, Unale, será realizada no período de 24 a 26 deste mês em Campo Grande (MS). A mesa diretoria da Aleac confirmou a presença do legislativo estadual que vai reforçar o debate em torno do tema “Redesenhando os caminhos do Parlamento”.

Convidados

Com as presenças confirmadas do ministro do STF, Luiz Edson Fachin; da ministra da Agricultura Teresa Cristina e do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o maior encontro legislativo da América Latina vai debater entre outros temas, o Código eleitoral: Principais alterações e como podem impactar nas campanhas e, como fazer uma campanha de sucesso das redes sociais.

Jubileu de prata

Representada por 1.059 deputados estaduais, a Unale é a interlocutora entre o parlamento e a sociedade e vai propor, no encontro, debates dinâmicos e interativos que possam resultar em propostas para diminuir os impactos sócio-econômico no país. A instituição comemora nesse encentro o Jubileu de Prata, um aniversário solene para comemorar os 25 anos de fundação.

Semana sem sessão

A mesa diretora da Assembleia Legislativa autorizou a participação de todos os 24 deputados na Conferência da Unale. Por isso, não haverá sessões na Aleac nesta semana, sendo retomados os trabalhos no plenário, no dia 30 de novembro.

Canais digitais

A participação dos representantes do Acre poderá ser acompanhada ao vivo por meio dos canais das redes sociais da Aleac, que vai transmitir toda a programação conferência. Para acompanhar o evento pelas redes sociais da Aleac, acesso: www.youtube.com/aleactv,facebook:@assembleiaac e instagram:@assembleiaac.

Desemprego em queda

A taxa de desemprego do Brasil tem mostrado tendência de queda, mas é a 4ª maior entre as principais economias do mundo. É o que aponta ranking da agência de classificação de risco Austin Rating, que reúne dados de mais de 40 países que já divulgaram dados oficiais no 3º trimestre.

Efeitos da pandemia

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 13,2% no trimestre encerrado em agosto, atingindo 13,7 milhões de trabalhadores, segundo a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Antes da chegada da pandemia de Covid-19, o índice estava abaixo de 12%, saltando para 14,7% no 1º trimestre de 2021.

Compra e voto no PSDB

Três dia após fazer um pronunciamento duro em relação usurpação do STF aos demais poderes da república, a deputada federal dos demais poderes, a deputada federal Mara Rocha fez um denúncia grave contra o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, Joao Dória. Mara diz ter recebido proporá de venda de voto por parte de João Dória e anunciou sua saído do partido, nem como apoio a reeleição do Presidente Jair Bolsonaro.  

Aplicativo milionário

Presidente nacional do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE) pagou R$ 1 milhão de reais por um aplicativo que não funcionou no dia da eleição interna que deveria definir o nome do partido a ser apresentado como pré-candidato à Presidência da República. O aplicativo foi desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Trio Grande do Sul (Faurgs), que negou falha por falta de licenças no processo reconhecimento facial dos convencionais.

 

Artigos Publicados