Colunistas

Governador afirma que Acre já recebeu mais de 500 mil doses de vacina

Governador Gladson Cameli (PP) usou as redes sociais nesta quinta-feira, 22, para afirmar que, de acordo com um levantamento da Secretaria de Saúde (Sesacre), o Estado já recebeu 503.400 mil doses de vacinas da Covid-19, nos últimos sete meses.

Disse ainda que, desse total, foram aplicadas 442.500 até esta terça-feira, 20 - 329.826 da primeira dose, 104.216 da segunda e 8.458 doses únicas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a própria Sesacre, aplicou 217.065 doses e Cruzeiro do Sul 51.725.

Segundo o governador, por meio da Sesacre, o governo estadual, deverá realizar mutirões em parceria com as prefeituras para acelerar o processo de imunização. “Será um auxílio, caso as prefeituras precisem”, explicou.

Ainda segundo Gladson, o governo pretende terminar o mês de julho com boa parte da população vacinada. Ele lembrou que imunização é a garantia do fim da pandemia. “Quero dizer que a Covid já passou e que com as pessoas vacinadas, ela não vem mais”, disse.

O governador tem comentado que o grande desafio agora não é mais adquirir vacina, mas sim convencer boa parte da população a ir aos postos de vacinação. Além disso, há outro grande número vetando determinadas vacinas e outros se achando no direito de escolher o imunizante.  O governo está fazendo sua parte. O cidadão também precisa fazer a sua.

Acordo com Amazonas

Gladson Cameli encontra-se em Manaus (AM), em agenda institucional, tratando da questão tributária nas fronteiras do Acre com Peru e Bolívia. Segundo ele, foi acordado com o governo Amazonense melhorias para a estrada que liga Feijó, no Acre ao município do Envira, no Amazonas.

Asfaltamento

O governador deu uma boa notícia em relação a recuperação de vias públicas no estado. Conforme já anunciado, nos próximos dias será feita uma licitação para a compra de asfalto para os 22 municípios. “Serão R$ 100 milhões para invertemos para as nossas estradas e vias públicas”, afirmou.

Fim do Igesac

Governador Gladson Cameli decidiu extinguir o Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac), autarquia criada para substituir o antigo Pró-Saúde, instituído nos governos da Frente Popular. A minuta de um projeto de lei deverá ser enviado à Assembleia Legislativa em agosto, no reinício dos trabalhos legislativos, no segundo semestre. Mas uma sessão extra poderá ser convocada pelo governo para aprovar a referida matéria e outras propostas de urgência urgentíssima.

Estratégia

Para dar ainda mais reforço às ações de imunização contra o coronavírus, a prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 21, para traçar as estratégias da vacinação que ocorrerá durante o próximo fim de semana.

Precaução

O alinhamento entre as duas Secretarias de Saúde vai desde as questões de acondicionamento das vacinas da Pfizer, que requerem ambiente refrigerado, manuseio e infraestrutura com sinal de internet, ao cadastro, para evitar que pessoas tentem burlar o sistema e queiram se vacinar mesmo já sendo vacinadas com algum outro imunizante ou, até mesmo, fora do prazo estipulado.

Oito pontos

Oito pontos de vacinação estarão abertos sexta-feira, 23 e sábado, 24, das 8h da manhã às 16h e, agora, incluindo a Biblioteca Pública, que fica ao lado do Colégio Cerb, no centro da cidade que atenderá o público com idade de 20 anos ou mais, das 8h da manhã às 22h, voltando a vacinar com a primeira dose.

Plantão

Outra novidade é que as equipes de saúde irão usar o espaço da Escola Cívico Militar Wilson Barbosa, na Cidade do Povo, para aplicar também a vacina. No domingo, 25, a vacinação não será interrompida. Em parceria com a Universidade Federal do Acre, a Semsa vai vacinar das 8h da manhã até às 17h, no Centro de Convenções da instituição. Então não tem desculpa. Fique atento e não deixe de se vacinar.

Ação no interior

Segundo a secretária da Sesacre, Paula Mariano, essa parceria com a Prefeitura de Rio Branco ocorrerá também com todas as prefeituras do interior. “Sabemos das inúmeras dificuldades que muitas prefeituras no interior, principalmente, estão enfrentando para imunizar as pessoas. As condições geográficas, locais de difícil acesso, rios, ramais, igarapés, etc.

Qualificar o debate

Presidente regional do Cidadania, professor e filósofo David Hall, em entrevista ao jornalista Antonio Muniz, no programa RB Notícias, nesta quarta-feira, 21, ao vivo, na TV Rio Branco- SBT, confirmou sua pré-candidatura ao governo do Acre. “Nós queremos qualificar o debate político na disputa eleitoral do ano que vem”, afirmou David.

Consciência política

Ele não credita quer as coisas possam mudar de uma hora para oura, mas sim a médio e longo prazo. “Mas para que isso aconteça, é preciso trabalhar, discutir com todos os segmentos sociais e envolver pessoas esclarecidas, destemida e iluminadas para construirmos uma sociedade mais consciente politicamente falando”.

Experiência

Segundo David, diferente das outras pré-candidaturas anunciadas, a sua se difere pela decisão de mostrar um projeto de desenvolvimento ao Acre e não apenas a disputa do poder pelo poder. Ele disputou o governo em 2018, ficando em terceiro lugar, à época pelo Avante e afirma ter sido uma experiência valiosa.

Envolvimento popular

Hall disse ainda que não se trata de uma vaidade, mas sim um meio para apresentar e defender um plano de governo que possa dar conta dos problemas e dos desafios que nós teremos que enfrentar nos próximos anos. “E eu quero convidar a sociedade acreana a participar dessa candidatura, presentando sugestões ao nosso projeto”, afirmou.

Objetivos

O Cidadania começa a se organizar para as eleições de 2022. E o partido tem objetivos definidos e ousados. Quer concorrer ao governo do Acre e lançar uma boa chapa para o parlamento. Para isso, a agremiação vai às ruas, recebe novas adesões e se une a grupos acadêmicos, professores, servidores públicos, autônomos e pessoas anônimas da sociedade.

Live nesta sexta

Ao fim da entrevista, o pré-candidato convidou a todos a assistirem a Live sobre Ciências e Tecnologia com o engenheiro aero especial Fortunato Neto, nesta sexta-feira, a partir das 18h30, no instaram.

Desafios globais

David afirmou que os desafios globais como acesso a água, desigualdade social, destinação adequada do lixo, exploração espacial, explosão demográfica, geração de energia, inclusão digital, manutenção dos biomas e biodiversidade.

Artigos Publicados