Colunistas

PT decide não apoiar ninguém no segundo turno e libera eleitores

Em nota oficial editada nesta sexta-feira, 20, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Rio Branco, decide não apoiar, formalmente, nenhum dos dois candidatos a prefeito, no segundo turno, e orienta cada um de seus filiados e militantes exercerem o seu direito de voto conforme suas consciências e convicções pessoais”.

O partido aproveitou para agradecer a todos que os ajudaram nas eleições, onde tiveram os candidatos Daniel Zen e Cláudio Ezequiel à Prefeitura de Rio Branco. “Daniel Zen e Cláudio Ezequiel honraram nossa história e levaram às ruas um projeto de responsabilidade para com nossa cidade e para com as pessoas que nela moram”, afirma nota petista.

Os petistas lembram que Brasil vive o drama do desgoverno de Bolsonaro e que, no Acre, não é diferente com o governo Gladson Cameli. “Nosso compromisso é de seguir na luta pela construção de um Acre e um Brasil melhor para todos. Foi isso que defendemos para Rio Branco nessa campanha eleitoral”.

A decisão do PT não me surpreendeu. Eu já esperava justamente esse comportamento. Primeiro que o PT já havia deixado claro sua insatisfação para com a prefeita Socorro Neri. De forma equivocada, os petistas acusam a prefeita de traição apenas pelo fato de ela não ter permitido interferência em sua gestão.

O PT também nçao poderia apoiar a candidatura de Tião Bocalom por haver muitas divergência ideológica com o PP e com o PSD, partidos que conseguiram maior votação no primeiro turno e com as outras agremiações que declararam apoio à referida candidatura. Por isso, não restou outra alternativa ao PT.   

Pastor agradece

Para manter o ânimo dos fiéis da Igreja Assembleia de Deus no Acre, o pastor Luiz Gonzaga divulgou vídeo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), onde faz tratamento contra Covid-19. Ele agradeceu a todos pelas orações e manifestação de apoio e carinho.

Dias difíceis

“Foram dias difíceis. Estamos saindo disso mais maduros, mais conscientes e com visão mais ampla da obra de Deus”, disse o pastor. Segundo ele, o “verdadeiro exército” levantado por Deus tem um propósito. Ele fez um agradecimento especial à família, enfatizando a esposa, Vânia.

Bem contra o mal

Vereador eleito Arnaldo Barros (Podemos) afirmou que sua eleição, neste domingo, 15, simboliza a vitória da luta do bem contra o mal. A afirmação foi feita em entrevista ao programa RB Notícias, apresentado pelo jornalista Antonio Muniz, na TV Rio Branco-SBT.

Seis vezes

Pastor e apresentador de TV, Arnaldo Barros tentou seis vezes antes de vencer. Foram três vezes como candidato a vereador e mais três como postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa. “Eu sou suplente de deputado estadual”, lembrou o pastor-vereador.

Trajetória

Pastor Arnaldo apresentador programa na TV Rio Branco-SBT há mais de 20 anos. Ele começou com o programa Vídeo Clip, onde fazem alguns comentários sobre a Bíblia e veiculava DVDs evangélicos. Alguns anos depois, ele passou a apresenta o programa da Casa da Bênção.

Geração eleita

Há menos e dez anos, quando se desligou da Casa da Bênção para comandar a igreja Geração Eleita, Arnaldo montou um novo programa com o mesmo nome. A Igreja cresceu, se fortaleceu e ajudou Arnaldo a chegar ao Poder Legislativo Municipal.

Agradecimento

No fim da entrevista, o pastor agradeceu a Deus pela vitória e as famílias dos faccionados que ele conseguiu desligar do mundo do crime e mostrar a eles que podem escrever uma nova história e viver um novo amanhecer, um novo dia. 

Especial

Arnaldo também agradeceu outras pessoas que, mesmo não tendo sido beneficiadas, diretamente, pelo programa votaram e pediram voto para consolidar a vitória. O pastor fez um agradecimento especial à sua esposa, a pastora Tatiane Barros, que luta ao seu lado há mais de 20 anos e o substituiu no programa diante o período eleitoral.

Reação

As declarações do médico infectologista Thor Dantas de que a reabertura das igrejas, bares e restaurantes têm contribuído para chegada de uma segunda onda de contaminação da Covid-19 no Acre, não foi bem aceita pela comunidade evangélica.

Nota de repúdio

A Liga das Igrejas Evangélicas do Acre editou, nesta sexta-feira, 20, nota de repúdio afirmando que não há nenhuma comprovação científica de que o aumento dos casos está relacionada as celebrações nas igrejas, classificando a declaração do médico como “achismo”.

Sem efeito negativo

A Liga lembra ainda que as igrejas voltaram a ter atividades presenciais no início de agosto e que nas semanas seguintes não houve registro de aumento. “Com todo o respeito que temos pelo conceituado profissional, não podemos nos calar diante de uma declaração grave”, afirma a nota.

Diminuição

Um dado que tranquiliza todos os pastores e a comunidade evangélica acreana, é o de que desde a abertura dos templos, os números da Covid-19 não cresceram. Ao contrário, em setembro, mais de um mês após a volta dos cultos presenciais, os casos de contaminação haviam diminuído consideravelmente.

Fala demais

Doutor Thor Dantas anda falando demais. Ele deveria se preocupar em fazer seu trabalho e salvar vidas. Conversei com alguns médicos que questionam o protocolo usado no início da pandemia, onde dezenas de pessoas foram inevidente entubadas e não resistiram.

Isolamento

O tal isolamento social defendido pelo comitê da Covid-19 causou vários danos à saúde de milhares de acreanos e deixou muitos ainda mais vulnerável às doenças. Outra decisão equivocada foi fechar as academias, fragilizando o sistema imunológica das pessoas.

Ninguém fez

Os últimos dez prefeitos de Rio Branco foram equilibrados. Até os que fracassaram, em alguns momentos, não complicaram. No entanto, nenhum fez tanto em tão pouco tempo quanto Socorro Neri. Em apenas dois anos, ela transformou a cidade. A iluminação de led, por exemplo, deixou Rio Branco mais clara e mais bonita.

Bocalom recuperado

O candidato do PP à Prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu alta médica na tarde desta sexta-feira, 20 e já pode retomar às atividades de campanha neste sábado (21). Em vídeo compartilhado nas redes ao lado de Bocalom, o médico Marcos Parente afirma que Bocalom pode sair com total segurança para retomar as agendas nessa reta final de campanha.

Quinze dias de isolamento

“Foram 15 dias de isolamento. Fizemos acompanhamento com exames laboratoriais e de imagens, e graças a Deus o senhor evoluiu sem lesão pulmonar, apenas com um quadro respiratório de via aérea superior, mas não chegou a ter uma pneumonia pulmonar. Hoje, podemos lhe dá alta”, afirmou o doutor Marcos Parente.

Aumentou a votação

Vereador Emerson Jarude (MDB) foi entrevistado por este colunista, nesta sexta-feira, 20, no programa RB Notícias, ao vivo, na TV Rio Branco-SBT. Jarude recebeu 31 votos a mais em relação ao pleito de 2016. O vereador foi o quarto mais votado e o segundo entre os reeleitos. Ele agradeceu a todos pela reeleição e afirmou que vai manter o mesmo ritmo de trabalho.

Pesquisa

Pesquisa do Ibope, divulgada na noite desta sexta-feira, 20, mostra que o candidato do PP à Prefeitura e Rio Branco, Tião Bocalom mantém ampla vantagem sobre a prefeita Socorro Neri, candidato à reeleição pelo PSB. Mas o próprio Bocalom afirma que não acredita em pesquisa, sobretudo nas do Ibope.

Artigos Publicados

O racismo no Brasil e a hipocrisia explicita