Colunistas

Deputado quer mais transparência na aplicação de vacinas

Em entrevista a este colunista, no programa RB Notícias, ao vivo na TV Rio Branco-SBT, o líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Roberto Duarte Junior destacou a importância do projeto de lei de sua autoria, protocolado semana passada.

O projeto de lei trata sobre as diretrizes para a campanha estadual de vacinação contra a Covid-19 e exige transparência das informações relativas à imunização da população acreana. Todos precisam agir, governo, prefeituras, parlamentares, empresários e a sociedade em geral.

Pelo Projeto de lei, o Governo do Acre fica obrigado a publicar, em meio digital, informações relativas ao quantitativo de vacinas adquiridas e seus respectivos laboratórios; os custos para a aquisição das doses; os grupos elegíveis e sua quantificação.

“O projeto busca impedir situações de denúncias relacionadas a fraudes, por meio de transparência, criando uma plataforma centralizada, onde qualquer cidadão poderá fazer o controle social do programa de imunizações”, afirmou o deputado.

Duarte aproveitou o espaço para falar da importância da divulgação da campanha estadual de vacinação, bem como da transparência nas informações. Ele pediu ainda que os deputados deixem as diferenças de lado e façam uma corrente em prol da população acreana.

Enquanto não houver vacina disponível para todas as pessoas, o que deve ser perseguido pelas autoridades, é imperioso que haja rigor extremo no cumprimento do plano de vacinação cuja lista de prioridades é determinada pelas autoridades de saúde”, disse o parlamentar.

Solidariedade

Roberto Duarte também se solidarizou com às famílias atingidas pelo transbodamento dos igarapés. “Aqui na Aleac sei que todos os parlamentares estão contribuindo como podem. Vamos ajudar sem expor as pessoas. Vamos ajudar de coração”, afirmou.

Corrente do bem

Gabinete do deputado Roberto Duarte iniciou uma campanha de arrecadação de donativos como Kits de limpeza e cestas básicas para ajudar famílias atingidas pela alagação. Também disponibilizou barco e veículo para auxiliar também na remoção de famílias.

Reconhecimento

Nova presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Maria Rosinete dos Reis Silva, destacou, em seu discurso de posse, o trabalho realizado pelos presidentes que a antecederam, e os desafios a serem enfrentados no biênio 2021-2022.

A quarta

Maria Rosinete é a quarta mulher a ocupar a cadeira na entidade. Foram empossados ainda o 1º vice-presidente Fábio Alexandre Costa de Farias e o 2º vice-presidente Hugo Barbosa Torquato Ferreira que prestaram juramento à distância.

Conflito

Delegado de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, Vinicius Almeida, disse nesta quinta-feira, 11, que considera confuso, incoerente e inaplicável parte do Decreto Municipal editado pelo prefeito Zequinha Lima 9PP0, que restringe atividades físicas por causa da Covid-19.

Proibição

O artigo 8° do Decreto publicado no dia 8 de fevereiro determina que “fica proibido a utilização de balneários públicos e particulares de acesso ao público ou não, praças de alimentação, locais para a prática de qualquer tipo de atividade física-academias.

Grande perda

Advogado Giliard Silva morreu no sábado, 13, no Hospital Santa Juliana, vítima de covid-19 faleceu no hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Giliard estava internado por infecção do novo coronavírus e sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Família

“É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Giliard da Silva de Souza, decorrência de um AVC hemorrágico após diagnosticado com coronavírus (Covid-19)”, informou a família nas redes sociais.

Nota de pesar

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB-AC) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAAAC) também emitiu pesar pelo falecimento do advogado Giliard Silva de Souza. “Unimo-nos à família e aos amigos neste momento de dor e rogamos pela consolação divina”, divulgou.

Trajetória

Giliard Souza começou a atuar como jurista na Banca Ruy Duarte Advogados Associados. Foi assessor jurídico na Defensoria Pública do Estado do Acre. Ultimamente, atuava com escritório próprio. Ele atuava em várias áreas, mas era especialista na área criminal.

Vacina em casa

Rio Branco continuará com a vacinação para idosos acima de 80 anos acamados. Eles continuam recebendo a vacina em casa. Para isso, o familiar deve ligar no telefone 3216-2400 ou 3224-4268 e agendar a visita da equipe de vacinação com o RG, ou CPF, ou Cartão do SUS.

Drive-thru

Os idosos acima de 90 anos também continuam sendo vacinados no drive-thru, em frente ao 7° BEC. A partir da tarde de quarta-feira,17, a vacinação volta a ser na Policlínica Barral & Barral, no Tangará e nas URAPs Claudia Vitorino, na entrada do Taquari, e Roney Meireles no Adalberto Sena.

Ação eficaz

Pesquisa da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) avalia a eficácia do tratamento de pacientes de Covid-19 com bicarbonato de sódio, usado para ajudar a melhorar a saturação de oxigênio no sangue.

Aprovado

A coordenadora da pesquisa Carolina Pontes, afirma que o estudo foi aprovado na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Cnep). O tratamento experimental foi feito em cerca de 300 pessoas no Acre. A maioria em Rio Branco outros em Tarauacá.

Procedimentos

Ainda segundo Carolina Pontes, o tratamento, em casos leves, é feito por meio de nebulização; em casos mais graves, a solução é injetada diretamente no pulmão e sugada. A solução à base de bicarbonato elimina a secreção pulmonar, causando alivio imediato.

Muita inveja

Nenhum senador teve tanto prestígio junto ao Presidente da República quanto Márcio Bittar (MDB-AC), mesmo não sendo correligionário. Não por acaso, o Acre recebeu ajuda superior a R$ 1 bilhão. Estou falando de ajuda, não de empréstimo. Mas os invejosos de plantão não se conformam.

A hora é agora

Há mais de um ano, o senador Márcio Bittar vem pleiteando a liberação de recursos para revitalização do Igarapé São Francisco. Ele aproveito o momento para sensibilizar o governo federal sobre a necessidade, usando o transbordamentos e vários igarapés. A hora é agora, sim! 

Artigos Publicados

O saldo positivo da vinda de Bolsonaro ao Acre

Comitê mantém Acre na bandeira vermelha

Alan Rick e Mara Rocha honram o Acre no Congresso Nacional

Variável pode tornar vacina sem efeito