No primeiro semestre deste do ano o Acre exportou mais de 220 toneladas de carne suína a mais que o mesmo período de 2022. Os dados são do Siscomex do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Governo Federal. A quantidade exportada já supera em mais de 55% o mesmo período do ano anterior.
Em termos de valores exportados, o aumento nos primeiros 6 meses do ano foi de 80,9%, superando em quase 700 mil dólares os valores do mesmo período do ano anterior. Os dados, tanto em dólares, quanto em quilogramas, para cada ano, estão disponíveis no site do Ministério do Exterior.
Evidente que a abertura das exportações para o Peru foi um dos responsáveis pela excelente performance da carne suína no primeiro semestre do ano. O valor exportado em 6 meses, já tingiu 94% de tudo o que foi exportado do produto de 2022. Em termos de quantidade em quilogramas, o valor dos primeiros 6 meses do ano já atingiu 78,7% do que foi realizado em 2022.
No período de janeiro a junho, somente a carne suína (80,9%) e a soja (16,8%), superaram os valores exportados no primeiro semestre de 2022. Ainda no primeiro semestre, a receita das exportações chegou a US$ 1,413 bilhão, saldo 26,7% superior ao resultado registrado entre janeiro e junho de 2022, de US$ 1,115 bilhão.
O empresário Paulo Santoyo, um dos diretores do Complexo agroindustrial do Alto Acre, comporto por Acreaves e Dom Porquito, destacou o aumento da demanda do exterior pela carne suína da Dom Porquito. Outra informação importante é que hoje a produção acreana é insuficiente para atender a demanda existente. A empresa está importando matéria-prima de outros estados, principalmente de Mato Grosso.
Em artigo do Valor Econômico do dia 31/7, escrito pela jornalista Lourdes Rodrigues, denominada – Carne suína: embarques a todo vapor – destaca a importância da carne suína no atual cenário do mercado mundial. As exportações brasileiras do produto alcançaram 589,8 mil toneladas entre janeiro e junho deste ano, volume que supera em 15,6% os embarques realizados no mesmo período de 2022, com 510,2 mil toneladas.
A diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) espera que os índices sigam em ritmo forte nos próximos anos, conforme os mercados internacionais reconheçam o status do Rio Grande do Sul e do Paraná, segundo e terceiro maiores produtores e exportadores de carne suína do país, além do Acre, como livres de aftosa sem vacinação”. Segundo Luís Rua, esse é um status relevante para acessar alguns dos maiores importadores mundiais de carne suína, como Japão, Coreia do Sul e México, que estão entre os quatro maiores, atrás apenas da China.
Inaugurada em 2016, a Dom Porquito está ocupando o espaço que lhe cabe no mercado nacional e internacional da carne suína. O mercado está em expansão, existe a competência da empresa acreana para ocupar uma parcela deste mercado. O governo estadual trabalha para incentivar a produção local de suínos para abastecer a Dom Porquito e tornar a empresa mais competitiva no mercado internacional e gerar mais emprego e renda.
Solução
Governo do Acre publicou, no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira, 15, a doação de imóvel para a Associação Esperança de um Novo Milênio, em Rio Branco, com a finalidade de construção de habitações de interesse social. Serão beneficiados moradores que já habitavam a localidade, somadas as famílias acampadas em frente à Assembleia Legislativa (Aleac) que demonstrem interesse nas habitações.
Parceria
A área possui matrícula imobiliária de nº 49.576, registrada no 1º Ofício de Registro de Imóveis de Rio Branco. A doação e a construção das habitações são resultados de uma parceria entre o Governo do Acre, a Associação Esperança de um Novo Milênio e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Casas e apartamentos
De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei foi decretado pela Assembleia Legislativa (Aleac) no início de setembro e sancionada pelo governador Gladson Cameli e dispõe sobre a doação de uma área total de 29.938.00m². A previsão é de que sejam construídas 98 casas e 126 apartamentos em 4 prédios.
Cameli e Barbary
Governador Gladson Cameli (PP) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 15, com o deputado federal Zezinho Barbary (PP-AC), na residência oficial do governador, com o objetivo de alinhar ações que estão sendo realizadas na região. “O apoio dos nossos parlamentares é fundamental. É importante a alocação de recursos em ações estratégicas que vão se transformar em benefícios para o povo”, disse o governador.
Investimentos
Cameli reforçou o compromisso de manter boas relações com os parlamentares, para reforçar o Estado Democrático de Direito. “Discutimos importantes investimentos que vão ser feitos no Juruá, como o avanço do projeto do Porto de Cruzeiro do Sul, que vai atender a demanda não só da cidade, mas de cinco outros municípios vizinhos”, relatou o deputado.
Suposta ameaça
Superintendência de Polícia Federal emitiu um comunicado nesta sexta-feira, 15, informando que a deputada estadual Michelle Melo (PDT) compareceu à Superintendência Regional da instituição para narrar fatos relacionados a uma suposta ameaça que teria sofrido no último dia 7, mas preferiu não formalizar depoimento ou declaração.
Publicou e apagou
Nas redes sociais, a deputada publicou que um delegado geral de polícia – sem foi até o seu gabinete para colher depoimento sobre supostas ameaças que sofreu, e reafirmou que já levou o caso até as autoridades. As publicações, em tom de reclamação, foram apagadas alguns minutos depois.
Dia de decisão
As semifinais do Campeonato da Imprensa de Futebol Soçaite-2023, promovido pelo Sinjac, serão disputadas na manhã deste domingo, no campo dois da AABB. Às 8h15, TV Rio Branco x TV Gazeta; às 9h15, Secom do Governo x Secom da Prefeitura. Os vencedores disputam a final na outra semana, em dois jogos. Os perdedores vão ter que esperar mais um ano.
Declarações polêmicas
Deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) criticou a postura do Presidente da República durante a 18ª reunião da cúpula do G20, realizada em Nova Delhi, na Índia. Em um discurso na Câmara Federal, o parlamentar destacou as controvérsias que cercaram a viagem de Lula e suas declarações polêmicas.
Indignação
Desde o início da viagem, a ausência do presidente no Rio Grande do Sul, em meio a uma tragédia que assolou o estado, chamou a atenção e gerou críticas. Mas foi a entrevista do Presidente durante a cúpula que mais causou preocupação e indignação. O presidente afirmou que o ditador russo Vladimir Putin teria acesso livre ao Brasil e que não seria preso, pois não reconhece a autoridade do Tribunal Penal Internacional.
Adesão questionada
“Se Putin decidir ir ao Brasil, quem toma a decisão de prendê-lo ou não é a Justiça, não o governo nem o Congresso Nacional”, declarou, de maneira desastrosa. O Presidente também questionou a adesão do Brasil ao Tribunal Penal Internacional, afirmando: “Quero saber por que o Brasil virou signatário do tribunal que os EUA não aceitam.
Gente em Debate
Programa Gente em Debate desta sexta-feira, 15, ao vivo, na Rádio Difusora Acreana (RDA), recebeu o vereador Samir Bestene (PP) e a deputada federal Socorro Neri, presidente da Executiva Municipal do PP e vice-presidente da Comissão de Educação na Câmara Federal.
Moção de Aplauso
Vereador Samir Bestene (PP) propôs e os demais colegas vereadores aprovaram Moção de Aplauso pelo transcurso dos 79 anos de fundação da Rádio Difusora, a segunda mais antiga da Região Norte e a mais antiga do Acre. A entrega da honraria foi entregue ontem pelo próprio vereador. Ele reconhece a importância da Rádio Difusora, sobretudo aos que moram no interior ou na zona rural.
Entrevista da Tarde
Conversei nesta sexta-feira, 15, no programa Entrevista da tarde, ao vivo, na TV Rio Branco-Cultura, com o presidente eleito da Federação nacional das Apaes, deputado estadual Léo Loureiro. No terceiro mandato, Léo também é presidente da Apae de Alagoas e veio ao Ace a convite da presidente da Federação das Apaes, professora Cecília Melo.