Conciliando recursos naturais e a utilização da tecnologia, a bioeconomia está presente nos mais diversos produtos do dia a dia. Com esse propósito de preservação, o governador Gladson Cameli participou, semana passada, em Miami, do Simpósio sobre Inovação e Bioeconomia, com objetivo de criar produtos mais sustentáveis. O governador estava acompanhado da secretária de Estado de Meio Ambiente e de Políticas Indígenas, Julie Messias e enfatizou o papel de fortalecimento das relações e reafirmou a parceria em prol de um objetivo maior.
“O desenvolvimento sustentável é preservação ambiental, combatendo o desmatamento e fomentando a bioeconomia. O Acre possui hoje 85% da sua floresta natural preservada, e vem implementando e consolidando suas políticas ambientais por meio do Plano Estadual de Preservação e Controle do Desmatamento e Queimadas do Acre (PPCDQ). Quero deixar claro o nosso interesse em projetos que ajudem a melhorar a vida do nosso povo”, afirmou.
Durante o encontro, foi criada a Câmara de Bioeconomia Amazônia Miami. A ação é fruto da parceria entre a Missão dos Estados Subnacionais Membros da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF) com a Universidade da Flórida para que produtos da sociobiodiversidade da Amazônia tenham acesso a mercados internacionais ajudando na criação de um sistema regional de inovação com base na floresta e seus recursos.
Juntamente com os governadores do Peru, e o governador Marcos Rocha, de Rondônia, foi assinada uma carta de proclamação da cidade de Miami com o objetivo de haver um esforço para que os que mais necessitam possam usufruir do crescimento da economia. “O nosso sonho é exportar os produtos amazônicos, que produzimos com tanto esforço, para todo o mundo, assim como consumimos os produtos produzidos na América do Norte”, afirmou Cameli.
Procon em ação
Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC) em fiscalização conjunta com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) visitou nesta segunda-feira, 15, postos de combustíveis da capital acreana. Na ação, foram fiscalizados todos os combustíveis disponibilizados, como, gasolina comum, gasolina aditivada, etanol, diesel S-10 e diesel S-500, quando foram aferidos testes de qualidade e quantidade.
No interior
A diligência se estenderá até o final desta semana e abrange Capixaba, Senador Guiomard, Porto Acre, Rio Branco e Plácido de Castro. O Procon é o órgão delegado para a coleta e análise do combustível in loco, como resultado da assinatura de Termo de Cooperação firmado com a ANP em dezembro de 2020.
Importância
A presidente do Procon-AC, Alana Albuquerque, destaca a importância da ação conjunta com a ANP para os consumidores em relação ao preço dos combustíveis. É de suma importância para garantir a transparência das informações, bem como evitar que aconteçam práticas abusivas em relação aos direitos do consumidor.
Pode baixar
Preço da gasolina deve baixar no Acre nos próximos dias. Isso porque o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira, 10, o Ato Cotepe/PMPF Nº 13/2023, que estabelece a tabela do preço médio ponderado ao consumidor final para os combustíveis. Por isso, o Procon/AC vai realizar uma fiscalização com relação aos preços, que serão modificados a partir da renovação do estoque.
Entrevista I
Conversei com o secretário de Indústria, Ciências, Tecnologia, engenheiro Assurbanípal Mesquita. A conversa foi no programa Entrevista da tarde, nesta segunda-feira, ao vivo, na TV Rio Branco-Cultura. Ele destacou a importância da viagem de empresários e representantes do Governo do Acre ao Peru para fortalecer o intercâmbio comercial entre Brasileiros e peruanos.
Fortalecimento
Vários empresários do Acre e de Rondônia participar de um encontro empresarial na Embaixada do Brasil em Lima, no Peru. O evento foi intermediado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), presidida pelo ex-senador Jorge Viana, reunindo representantes da a Indústria Dom Porquito já exportando carne e a Frisacre, que exortam para os mercados andino e chinês.
Entrevista II
Também no programa Entrevista da Tarde, nesta segunda-feira, 15, conversei com a diretora-geral do Hospital do Amor, doutora Ana Maria Negreiros e o diretor clínico, doutor Igor Fecury. A diretora afirmou que homens e mulheres podem fazer exames preventivos sem a necessidade de fazer agendamento ou encaminhamento.
Piadinha
Governo Federal anuncia, nesta terça-feira, 16, novas medidas sobre transparência e acesso a informações públicas. O evento, no Palácio do Planalto, está marcado para às 10 horas. A previsão é de que o presidente, acompanhado do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, assine três novos decretos. Tal fato nos parece uma piadinha sem graça.
Uma boquinha
Tiago Mourão foi nomeado nesta segunda-feira (15) como superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no Estado do Acre. Ele é filho do ex-deputado Nilson Mourão, um dos fundadores do PT acreano. A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pela secretária-executiva do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Cristina Mori.
Cirurgia
Ex-secretário municipal de Saúde, Frank Lima, 53, se recupera, em Brasília, após passar ser submetido a cirurgia para tratar câncer na próstata. A cirurgia foi realizada neste domingo, 14. Ele descobriu câncer ao fazer um exame de rotina. Os médicos decidiram por uma cirurgia robótica, considerada a alternativa mais eficaz.
Feijoada beneficente
A cirurgia foi realizada em hospital particular de Brasília (DF). Familiares e amigos de Frank estão a divulgar feijoada beneficente, marcado para o dia 27 de maio, para custear as despesas. O procedimento custou cerca R$ 50 mil. Segundo Frnk, foram três horas de procedimento cirúrgico sem nenhuma intercorrência. “Graças a Deus, deu tudo certo”, agradeceu Franck.