Colunistas

Candidatos assumem compromisso com eleições limpas e acessibilidade

 Termo de Compromisso elaborado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Acre (OAB-AC), que trata de eleições limpas e também sobre acessibilidade, foi assinado pelos sete candidatos à Prefeitura de Rio Branco, na manhã desta quarta-feira, 14. O ato aconteceu na sede da instituição, na Via Verde - Centro Administrativo. Os candidatos também assinaram Carta de Intenções de Politicas Púbicas voltada às mulheres. É a segunda vez que os candidatos ficam frente a frente. A primeira foi dia 29 do mês passado, na sede da Policia Federal, quando assinaram compromisso de prevenção e combate às fakes News.

O presidente da OAB-Acre, doutor Erick Venâncio lembrou que há cinco pleitos a instituição começou a fazer apelo aos candidatos para que não assumam o compromisso apenas com a Ordem, mas sim com a sociedade. Segundo ele, o termo visa garantir que as eleições e os candidatos participem de uma disputa mais limpa, fortalecendo o processo democrático.

O juiz eleitoral Giordane Dourado, titular da Nona Zona, parabenizou a OAB e afirmou que acessibilidade é um direito fundamental.  Segundo o magistrado, a promoção dos direitos fundamentais sem os requisitos de acessibilidade não existe. Dourado acredita que essa seja uma excelente oportunidade para que os candidatos assumam compromissos que engradeçam o debate.

Destinado aos sete postulantes à Prefeitura de Rio Branco, o Termo de Compromisso trata de um pacto público por Eleições Limpas, com o objetivo de conscientizar a população e, ao mesmo tempo, se comprometendo com lisura e transparência da campanha, se abster de “Caixa 2”, atuar contra a abusiva manutenção e criação de cargos, funções ou empregos na administração, exercer o mandato com probidade e respeito ao ordenamento jurídico em vigor, além de prestigiar a utilização de mecanismos de democracia direta, por exemplo, audiências públicas e referendos.

O documento também pede que o candidato eleito honre o mandato outorgado pelo povo em sua totalidade e franquear o acesso às informações pertinentes ao exercício de mandato a todas as entidades, além de se abster de quaisquer atos que tenham fidelidade contrária ao interesse público, além de apresentar, anualmente, prestação pública de contas da atuação à população.

Quanto ao termo de acessibilidade, os candidatos se comprometeram a garantir uma propaganda eleitoral acessível a todas as pessoas, com ou sem deficiência, respeitando normas de acessibilidade aplicadas as mídias de campanha veiculadas em suas rede sociais. Os candidatos concordaram, assinaram e prometeram cumprir s recomendações. Resta saber se, na prática, vão de fato vão respeitar e levar a sério.

Sem estresse

A um mês da eleição, os candidatos à Prefeitura de Rio Branco demonstraram bom humor, sem nervosismo e sem estresse. Claro que a pior fase da campanha ainda não começou. Na reta final do primeiro turno os nervos deverão ficar à flor da pele. A prefeita Socorro Neri (PSB), candidata à reeleição, por exemplo, estava aparentemente, mito tranquila e otimista.

Atencioso

O candidato do PP, ex-prefeito de Acrelândia Tião Bocalom, também demonstrou tranquilidade. Sorridentes, Bocalom fez questão de abraçar adversários e conversar com todos os presentes. Quem também ignorou a pandemia do novo coronavírus e abraçou a todos foi o candidato do MDB, deputado e advogado Roberto Duarte Junior.

Um dia bem agitado

Os candidatos à Prefeitura de Rio Branco tiveram atenda pra lá de agitada nesta quarta-feira, 14. Eles assinaram Termo de Compromisso Público: Eleições Limpas 2020 na OAB, gravaram programas eleitorais, participaram de bandeiraços, caminhadas, tiveram reunião com empresários e apoiadores e ainda cumpriram algumas agendas de candidato a vereador.

Agenda da prefeita

A prefeita Socorro Neri participa de Encontro com funcionários de supermercado do 2º Distrito, e logo depois deverá participar da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso com Campanhas Eleitorais Acessíveis - Eleições Limpas 2020 – no Auditório da OAB. A tarde continua em reunião institucional e de gestão, e encerra a agenda se reunindo com agentes de Saúde e Endemias e líderes comunitários.

Zen no comércio

Candidato do PT, deputado Daniel Zen, visitou o comércio de Rio Branco, na zona central, ao longo do dia e cumpriu agenda na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com assinatura do Termo de Compromisso Público: Eleições Limpas 2020. A agenda foi encerrada em reunião com candidatos a vereadores.

Na periferia

Policial federal e pastor Jamyl Asfury, candidato do PSC a prefeito, iniciou o dia visitando empresas. Depois, às 9 horas assinou termo de compromisso na OAB. A tarde continua com visitas nas empresas, e encerra o dia com reunião em bairros da periferia de Rio Branco, entre os quais o caladinho, na região mais alta da cidade.

No Alto Alegre

Já o candidato do PSDB à Prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara, se reúne com apoiadores e realiza assinatura do Termo de Compromisso Eleições Municipais 2020, na OAB. A tarde realiza reunião interna com apoiadores, e encerra o dia com reunião no bairro Apolônio Sales e no bairro Alto Alegre.

Duarte no Boa Vista

O candidato do MDB, Roberto Duarte, pela manhã, grava material de campanha e se reunirá em empresas, participa de solenidade de Assinatura do Termo de Compromisso com Campanhas Eleitorais Acessíveis na OAB, sessão da Aleac e se reúne com apoiadores de candidatos a vereador. A tarde tem caminhada no bairro Boa Vista, e logo depois visita indústrias e encerra o dia com agenda com apoiadores.

Bocalom na Estação

O candidato do PP, Tião Bocalom se reúne com empresários, realiza bandeiraço, faz caminhada no bairro Calafate e participa da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso com Campanhas Eleitorais Acessíveis – Eleições Limpas 2020 no Auditório da OAB. À tarde se reúne com empresários, participa de bandeiraço, faz caminhada no bairro Estação Experimental, e encerra o dia com reuniões com lideranças na Vila Acre e Estação Experimental.

Jarbas no Parque

O candidato do Avante, Jarbas Soster, participa do ato de solenidade na OAB. À tarde visita lideranças do João Eduardo, e depois realiza caminhada na Baixada da Sobral e encerra o dia com um adesivaço no Canal da Maternidade.

Mais investimento

Vice-presidente da Aleac, deputado Jenilson Leite (PSB), questionou na sessão virtual desta quarta-feira, 14, a falta de investimentos por parte do governo estadual no setor produtivo do Acre.  Ele lembrou que, que ano passado, apresentou anteprojeto de lei que institui noções básicas da disciplina de Agropecuária, como conceito a ser ministrado nas escolas públicas rurais do Estado.

Empreendedorismo

O projeto, segundo o deputado, tem como objetivo a transformação de jovens em líderes empreendedores, com sensibilidade para identificar oportunidades de desenvolvimento profissional, familiar, onde estão inseridos. sentei esse projeto com o objetivo de melhorar nossa área da produção através da preparação dos nossos jovens que moram na zona rural, ajudá-los na prática da agricultura e da pecuária.

Agradecimento

Na sessão remota desta quarta-feira (14), o deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) agradeceu ao governador Gladson Cameli (PP) pelos serviços de melhorias que estão sendo realizados no aeroporto do município de Feijó. Segundo o parlamentar tucano, o aeródromo também está com nova iluminação, faltando apenas receber a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para poder funcionar normalmente.

Décimo quarto

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou durante sessão virtual desta quarta-feira (14), um anteprojeto de lei que versa sobre a destinação para aplicação mínima de 25% da receita da educação estadual, em decorrência da pandemia. Se aprovada, a lei concederá o 14° salário a professores em “home office”.

Reconhecimento

Em sessão virtual realizada na manhã desta quarta-feira (14), o deputado Jonas Lima (PT) agradeceu ao governador Gladson Cameli pela restauração da BR-405, prevista para ser iniciada no próximo dia 15. O parlamentar disse que tem cobrado muito e até critica falhas do governo, mas também sabe reconhecer quando um bom trabalho é realizado.

Décimo quarto

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou durante sessão virtual desta quarta-feira (14), um anteprojeto de lei que versa sobre a destinação para aplicação mínima de 25% da receita da educação estadual, em decorrência da pandemia. Se aprovada, a lei concederá o 14° salário a professores em “home office”.

Reconhecimento

Em sessão virtual realizada na manhã desta quarta-feira (14), o deputado Jonas Lima (PT) agradeceu ao governador Gladson Cameli pela restauração da BR-405, prevista para ser iniciada no próximo dia 15. O parlamentar disse que tem cobrado muito e até critica falhas do governo, mas também sabe reconhecer quando um bom trabalho é realizado.

Barrado na Caixa

Deputado Chico Viga (PHS) afirmou, na sessão desta quarta-feira, 14, que foi impedido de entrar na agência da Caixa Econômica Federal do bairro Estação Experimental, por um vigilante contratado para prestar serviço de segurança privada no local. Segundo o parlamentar, o vigilante queria saber detalhes do serviço bancário que ele pretendia fazer no caixa. “Como eu neguei tal informação, ele me impediu de entrar na agência”, afirmou o parlamentar.

Ele avisou

Governador Gladson Cameli (PP) deixou bem claro que não usaria a máquina pública para beneficiar seu grupo político. Disse também que não admitiria indisciplina, nem traição política; Por isso, os que foram exonerados de cargos de confiança não têm motivo para reclamar. O governador avisou, alertou. Quem vacilou, dançou!

Apostando na internet

Vejo alguns candidatos majoritários e muitos proporcionais afirmando que apostam nas redes sociais para vencerem a disputa. Se ainda conheço o comportamento da maioria dos eleitos de rio Branco, muitos candidatos vão se decepcionar quando as urnas forem abertas. Se as rdes sociais decidissem eleição era muito fácil concorrer.   

Artigos Publicados

O voto que derruba o veto na Aleac

Decreto define regras de execução orçamentária

Debate do DCE na Fieac é transformado em jogo de 4 x 1

Aleac é alvo de nova operação da Polícia Federal

O otimismo da prefeita Socorro Neri