Colunistas

Governo e Ministério público discutem projeto de combate à corrupção

O governador Gladson Cameli recebeu na manhã desta quarta-feira, 11, em Rio Branco, visita da promotora de justiça Myrna Mendonza, da Primeira Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social, do Ministério Público do Estado do Acre.

As autoridades discutiram a viabilidade de parceria entre a instituição e o Executivo na execução de um projeto de conscientização sobre a corrupção para a educação pública. A Secretaria de Educação do Estado, segundo a promotora, terá papel importante nesse processo.

A proposta é de parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, o Ministério Público e a Universidade Federal do Acre, para esclarecer aos nossos jovens estudantes o que é corrupção, os prejuízos sociais decorrentes dela e combater essa prática em nossa sociedade.

Segundo a promotora, é uma pauta importante para a construção da cidadania. O objetivo do Ministério Público é trabalhar desde o ensino fundamental até o nível superior. Pretendemos também incentivar a ação através de premiações, seja com redações sobre o tema, para os estudantes do ensino médio, ou com desenhos, para nível infantil.

Tribuna Livre

Ao ser entrevistado no programa Tribuna Livre, nesta segunda-feira, na TV Rio Branco-Cultura, o presidente regional do MDB, deputado federal Flaviano Melo deixou claro que não há mais chances de o partido voltar ao governo e apoiar a reeleição do governador Gledson Cameli (PP).

Chapa feminina

A chapa do MDB na disputa eleitoral deste ano aposta na força feminina. A pré-candidata ao governo é a deputada federal Mara Rocha e a pré-candidata ao Senado é a deputada federal Jéssica Sales. Falta definir agora apenas o pré-candidato a vice-governador na chapa liderada por Mara e os suplentes de Jéssica.

Nunca falou

Eu nunca vi o governador Gladson Cameli revelar o nome de seu candidato a vice e tampouco o senado. O que ele ás vezes fala é sobre o que poderia ser melhor. Ocorre que muitos tentam adivinhar os pensamentos do governador e se danam a promover fake News. Já tem gente afirmando que ele será candidato ao Senado em 2026.

Importância

Presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), advogado André Hassem, explicou, nesta segunda-feira, 09, a importância do órgão estatal ao processo de desenvolvimento do Estado. Em conversa com o jornalista Antonio Muniz, Hassem lembrou que a autarquia estadual, foi criada em 23 de outubro de 1986 e tem como princípio básico ser o executor da política ambiental do Acre, dentro dos preceitos legais.

Desenvolvimento

 “As determinações do governador Gladson Cameli são claras e objetivas no que se refere ao processo de preservação ambiental. Cumprindo essas determinações, o Imac, no atual governo, prefere instruir e não perseguir; prefere educar e não apenas multar. Foi assim que conseguimos unir desenvolvimento regional com preservação ambiental”, afirmou Hassem.

A missão do Imac

Segundo o presidente, a missão do Instituto de Meio Ambiente do Ace é contribuir para o desenvolvimento sustentável com compromisso socioambiental e econômico executando a educação ambiental, o licenciamento, o monitoramento e a fiscalização, visando atender de forma eficiente a sociedade.

Visita à Aleac

Presidente, em exercício, da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Chico Viga (PDT), suspendeu a sessão desta terça-feira (10), para receber no plenário da Casa o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge; a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre, Márcia Rafaela e vários conselheiros de outros Estados.

Cumprimento

Eles vieram ao Acre para tratar do cumprimento da Lei Federal que exige assistência farmacêutica para todas as farmácias hospitalares e similares de 100% do horário de funcionamento, incluindo final de semana e feriado, ou seja, assistência farmacêutica integral.

Valorização

O presidente do Conselho Federal de Farmácia salientou, ainda, que essa situação precisa ser equacionada no Estado. Ele também pediu o apoio dos deputados estaduais, na luta pela valorização desses profissionais no Acre.

Agradecimento

A deputada Maria Antônia (PP) usou seu tempo de discurso durante sessão ordinária desta terça-feira (10), para agradecer ao governador Gladson Cameli (PP) pela entrega de um veículo ao Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Emenda

O veículo foi adquirido com recursos destinados por emenda parlamentar da deputada Maria Antônia, no valor de R$ 80 mil. “Agradeço à secretária Ana Paula, ao governador Gladson Cameli, por ter liberado essa emenda. Hoje tive o prazer de participar da entrega desse veículo e tenho certeza que ele vai ser de grande utilidade para essas pessoas”, frisou.

Conscientização

Maria Antonia também destacou a importância da indicação que fez para que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realize uma campanha de conscientização sobre a hanseníase na capital e interior. A parlamentar alega que apesar dos avanços na ciência, muitas pessoas ainda são atingidas pela doença.

Querer e poder

O plano “A” de Jorge Viana seria disputar o governo do Acre e voltar ao poder em 2023. No entanto, expediente como ele é, sabe que há uma diferença muita grande entre querer e poder. Ele quer, mas sabe que não pode. Por isso, aposta na confusão interna entre os partidos da base aliada para poder voltar ao Senado.

Solidariedade

“Repudio a fala infeliz desse sujeito e presto solidariedade ao SER HUMANO Jair Bolsonaro que infelizmente não pode comemorar o Dia das Mães com a sua a mãe”. A fala é de David Hall, pré-candidato ao Governo do Acre pelo Agir. Ele se refere ao ex-deputado federal Sibá machado (PT).

Artigos Publicados