Colunistas

Governador toma posse na Aleac e empossa secretários na esplanada do Palácio Rio Branco

Governador Gladson Cameli (PP) foi empossado, na tarde noite deste domingo, 01, no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em seu segundo mandato, juntamente com a vice-governadora, Mailza Assis, sua colega de partido. Eleito em 2018 no primeiro turno, com 53% dos votos e reeleito em 2022 com mais de 56%.

Após a composição da mesa diretora, o deputado Nicolau Junior (PP) conduziu o governador e   vice-governadora para cumprir, solenemente, o compromisso constitucional e assinar o livro de posse. Gladson Cameli assinou pela segunda vez o livro, que traz o registro de todos os governadores acreanos, desde 1962. O governador reempossado reafirmou o compromisso com a população para geração de emprego e renda e o respeito entre os poderes como uma das suas maiores prioridades.

“Nada mais peço, do que a condução pautada no respeito e no cumprimento das leis. O Executivo não governa sozinho, precisamos do apoio dos demais poderes. O respeito será sempre nossa prioridade, e faremos um governo que possa contribuir para melhoria de vida das pessoas. Vamos corrigir o que precisa ser corrigido e avançar, porque não temos tempo a perder”, afirmou.

Gladson quer fazer o que tem de ser feito, gerar empregos e renda para nossa população. Respeitar as pessoas e olhar para quem mais precisa, que é o povo que me reelegeu governador no primeiro turno, com quase 57% dos votos. Eu não vou decepcionar o povo porque sei que a minha responsabilidade agora triplicou”, afirmou.

O governador concluiu seu discurso ressaltando que os gestores escolhidos para compor sua equipe terão cem dias para mostrar resultados, e sua prioridade será trabalhar para diminuir o alto índice de desemprego, criar oportunidades para geração de renda e trabalhar para melhorar os serviços essenciais, na saúde, na educação e na segurança.

Agenda em Brasília

“Ainda esta semana confirmei agenda em Brasília, já pedi apoio ao presidente. Eu vou olhar para as pessoas. O presidente já se colocou à disposição, vou procurar também a bancada federal e nossos deputados estaduais, para que a gente possa caminhar e trabalhar para melhorar a vida das pessoas. O negócio agora é avançar. Que Deus nos abençoe nessa nova jornada que começa agora”, declarou.

Social

A vice-governadora Mailza Assis reafirmou o compromisso que terá à frente do governo, externou sua gratidão à população acreana e disse que terá um olhar atento às políticas públicas voltadas para promoção social e de cidadania.

Gratidão

Mailza afirmou sr uma honra- uma honra, é um sentimento de gratidão a Deus. Estou muito feliz e grata pela população acreana, que acreditou neste projeto, que colocou sua confiança. Quero agradecer ao governador Gladson Cameli, e estarei sempre disposta para contribuir com a gestão. Sempre olhando a vida das pessoas, ouvindo a população e suas necessidades.

Pelo social

 Quero também contribuir, em todos os segmentos do governo, mas tenho um carinho especial pela área social e quero trabalhar muito intensamente e de perto nas políticas da mulher, crianças, jovens, adolescentes. Esse é o meu sonho, espero ter a oportunidade e a condição de fazer algo nesse sentido”, relatou.

Mesa diretora

A mesa diretora foi composta também pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Waldirene Cordeiro; pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Francisco Djalma da Silva; pelo procurador-geral do Ministério Público do Estado, Danilo Lovisaro; e o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga (PSDB).

Sucesso

Presidente da Assemble Legalista do Ace (Aleac), deputado Nicolau Junior desejou sucesso ao governador Gladson Cameli no seu segundo mandato, bem como a toda a sua equipe. “Encerro esta sessão agradecendo as autoridades do Poder Judiciário que se fizeram presentes neste ato, também todas as demais autoridades do Estado. Sinto-me honrado em poder empossar esse governador, que só nos dá orgulho”, disse.

Trajetória

Natural de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, Cameli possui formação em engenharia civil. Sobrinho do ex-governador do Acre Orleir Cameli (1949-2013). Disputou sua primeira eleição em 2006, tendo sido eleito deputado federal (2007-2010) e reeleito (2011-2015). Foi eleito o senador da República mais jovem do Brasil (2015), aos 36 anos. Permaneceu dois anos no cargo e, em 2018, foi eleito governador do Estado do Acre com 53,59% dos votos válidos (2019-2022).

Trajetória

Nascida em Minas Gerais, Mailza Assis chegou ao Acre ainda criança. Ela assumiu cargos na administração, assistência social e cidadania da Prefeitura de Senador Guiomard (AC). No Senado, atuou na pauta social, no combate à violência contra mulheres e na proteção às crianças e adolescentes.

Por nosso povo

Defensora da participação feminina na política, é autora do projeto de lei contra fraudes em cotas partidárias para mulheres. Ao lado do governador Gladson, Mailza assume o compromisso de trabalhar com união para fazer o melhor pelo povo do Acre. Por nosso povo, por nossa gente!

Planejamento

Planejamento de ações estratégicas para os primeiros 100 dias da administração 2023-2026, começa nesta segunda-feira, 2. Os gestores dos principais órgãos públicos estaduais estiveram reunidos para alinhar diretrizes e estabelecer metas. A Secretaria de Planejamento (Seplan) apresentará as propostas do atual plano de governo, o Plano Plurianual (PPA), a Agenda Acre 10 Anos e dados sobre o Orçamento-2023.

Integração

Claro que o primeiro encontro tem por objetivo reforçar a importância da integração e da unidade dos gestores governamentais para que juntos potencializem forças e assegurem a entrega dos bens e serviços demandados pela sociedade, de modo célere e eficiente.

Compromisso

O compromisso do governo, segundo o secretário de Planejamento, coronel-PM Ricardo Brandão, é com o desenvolvimento do Acre e a qualidade de vida da população. Para alcançar estes resultados, o Estado está empenhado na implementação de políticas públicas capazes de transformar a atual realidade socioeconômica.

Sem perda de tempo

A determinação do governador é não desperdiçar um dia sequer nesta nova gestão porque o Acre tem pressa para crescer e a nossa população precisa de mais oportunidades. Com toda certeza, os secretai-os estarão ainda mais empenhados e desafiados a conquistar estes objetivos”, ressaltou Cirleudo Alencar, secretário de Obras Públicas.

Novo presidente

Deputado Raimundo Neném (PSB) será empossado na manhã desta segunda-feira como presidente da mesa diretora da Câmara de Rio Branco. Ele terá como vice a vereadora Lene Petecão (PSB); o primeiro-secretário é Fábio Araújo (PDT); Hildegard Pascoal (União Brasil) éo segundo-secretário e Arnaldo Barros (Podemos) o suplente.

 

Artigos Publicados

Coluna temporariamente suspensa