Colunistas

Governo apresenta oportunidade de negócios aos membros do Conselho de Desenvolvimento do Acre

Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) apresentou, no auditório de negócios do Parque de Exposições, em Rio Branco, o ambiente de negócios do Acre e do Conselho de Desenvolvimento do Acre. Foi um dos eventos mais importantes na Expoacre-2022.

A equipe do Governo do Acre apresentou as oportunidades de negócios propostas pela equipe de governo, como a retomada da construção civil, elaboração do plano de desenvolvimento, potencial turístico, potencial do setor florestal e agronegócio, entre outros. Foram apresentadas também as propostas dos setores produtivos por meio do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e do Setor Industrial.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, exibiu as propostas, planos e ações de desenvolvimento do estado. “Infelizmente a pandemia prejudicou muito o avanço do agronegócio no estado. Nosso Acre é muito rico e tem grandes potenciais a serem explorados”, observou.

Estiveram presentes também no evento os presidentes da Fecomércio, empresário Leandro Domingos e da Federação da Agricultura, Assuero Veronez  e cofundadores do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, Leandro Domingos e Assuero Veronez, respectivamente; lideranças do setor industrial e de outros, os titulares das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Brandão; da Fazenda (Sefaz), Amarísio Freitas; e representantes de instituições bancárias, além de empresários peruanos. A Sefaz, Seplag e Seict estão trabalhando no Plano de Desenvolvimento do Acre e interagem com o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.

Fim do recesso

A Câmara de Rio Branco retornou com as sessões legislativas e audiências públicas, bem como as reuniões das comissões permanentes, nesta terça-feira, 02. As sessões parlamentares da Câmara Municipal acontecem todas as terças, quartas e quintas a partir das 8h.

Na internet

Os cidadãos podem acompanhar os trabalhos legislativos presencialmente ou através das redes sociais e site institucional da Câmara, onde as sessões são transmitidas ao vivo. Permanece em vigor o uso obrigatório de máscaras nas dependências do prédio.

Sessão morna

Sessão morna, sem discussão, marcou a volta das atividades na Assembleia Legislativa, após quase um mês de recesso o início. Isso uma amostra do que poderá ser o segundo semestre na Casa do Povo. Os deputados vão e preocupar muito mais em fazer campanha do que cumprir a missão para qual foram eleitos.

Plano de Governo

Contendo 55 páginas, oito eixos, 40 programas e 290 propostas, o Plano de Governo do senador Sérgio Petecão, intitulado: “Com a força do Povo”, foi elaborado pelo economista Orlando Sabino, o professor-doutor Elisson Silva, o professor Carlos Augusto Coelho e outros técnicos renomados, ouvindo todos segmentos sociais do Acre.

Entregue ao TRE

O documento foi apresentado à imprensa acreana e entregue ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Francisco Djalma. Ele lembrou que a construção do plano de governo teve início há quase um ano, por meio de estudos e pesquisas de campo.

Entrevista da Tarde

Em conversa com este colunista, nesta terça-feira, 02, no programa Entrevista da Tarde, ao vivo, na TV Rio Branco-Cultura, o senador Sérgio Petecão, candidato ao governo do Acre pelo PSD, numa aliança com o Pros, PTB e Avante, agradeceu às pessoas de diversos setores que ajudaram a elaborar o Plano de Governo.

Base do plano

O Plano de Governo, segundo Petecão, tem como base a geração de emprego e renda, tanto na capital quanto no interior; prevê incremento do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), tendo como principais objetivos valorizar a produção local, estender a mão amigo do poder púbico aos produtores ruais.

Sem plano

Ex-senador Jorge Viana (PT) argumenta que não pode ser candidato a governador por não ter elaborado Plano de Governo.  Na verdade, Viana demorou decidir se disputava o Governo do Acre ou Senado. Por isso, acabou dando espaço para outras candidaturas no campo das esquerdas.

Ironizando

Alguns leitores lembram, em tom de ironia, que Viana pode usar o Plano de Governo apresentado em 1998 sob o titulo: “Para a Vida Melhorar”. Como a vida dos acreanos não melhorou, o plano ainda pode ser usado agora, 24 anos depois.

Hipocrisia

A tal “Carta pela Democracia” ou “Cartilha da USP”, como queiram, foi assinada pelos inimigos declarados do Presidente Jair Bolsonaro e não pelos defensores da democracia, mesmo assim mereceu generosos espaços parte do “Consórcio dos Meios de Comunicação”.

 

 

 

 

Artigos Publicados