Colunistas

Governo anuncia mais investimentos no agronegócio e estima produção de 200 mil toneladas na safra 2022/2023

Por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), o Governo do Acre, abordou expectativas, projetos, e firmou parcerias com a iniciativa privada, tendo por objetivo fortalecer e consolidar o setor produtivo do nosso Estado. Isso ficou bem claro durante evento realizado na manhã desta quinta-feira, 27, na Rodovia AC-40, km 23, em Senador Guiomard.
O secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo antecipou a notícia sobre a aquisição de materiais para os produtores rurais, já que há uma licitação em andamento para obtenção de 147 máquinas e outros equipamentos agrícolas. Com isso, haverá uma produtividade de oito açudes por dia. 
O governador do Acre, Gladson Cameli, tem investido no setor, implementando mais políticas públicas para todos os municípios. De fato, já vemos muitas mudanças positivas na comunidade Capatará, no Ramal Novo Horizonte, Capixaba e outros. A expectativa é que o plantio de grãos da safra de 2022/2023 tenha uma colheita de 200 mil toneladas em 2023. 
A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (PP), agradeceu ao governador Gladson Cameli e aos secretários de Estado por mais uma ação que vai impulsionar o potencial produtivo das cadeias produtivas. Ele se diz muito feliz com essa abertura do plantio de grão. Rosana estendeu o agradecimento a todos os nossos parlamentares que estão contribuindo para desenvolver nossa terra”.
Empresário e pecuarista Jorge Moura, conhecido como o “Rei da Soja”, disse: “Fico feliz de estar com todos esses produtores que acreditam no agronegócio, e nessa nova etapa do estado, pois há um Acre antes do Gladson e outro depois, e com mais essa gestão dele nos tornaremos autossustentáveis”. 
A senadora do Acre, Mailza Gomes (PP), vice-governadora eleita parabenizou a todos que acreditaram e continuam incentivando a agricultura familiar. Ainda segundo a senadora, o poder público e produtores juntos vão desenvolver ainda mais o nosso estado, gerando mais políticas públicas, principalmente com maquinários.
O sistema de segurança pública também irá colaborar com a agricultura familiar. O coronel da Polícia Militar, Atahualpa Ribeira, destacou que o homem do campo tem uma necessidade de um policiamento específico para atender às suas necessidades. Assim, o Governo do Acre promove a criação do patrulhamento rural que irá oferecer segurança a todas as zonas rurais dos municípios.
Mara com Bolsonaro

Um dia após a cúpula do MDB anunciou apoio à candidatura de Lula da Silva, deputada federal Mara Rocha (MDB) usou as redes sociais para se posicionar após caciques da sigla como o deputado federal Flaviano Melo e o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, se reunirem com o petista Jorge Viana, na sede do Glorioso, em Rio Branco (AC).
Consciência 
Na publicação, Mara Rocha, que se filiou à sigla para disputar a cadeira de Chefe do Executivo onde ficou pela disputa ao 3º lugar, afirmou que não vai seguir a decisão do MDB em apoiar Lula, mas sim a sua consciência que é o apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
Posicionamento claro
"É Bolsonaro presidente! Muita gente me perguntando sobre os últimos acontecimentos e o apoio do MDB do Acre ao ex-presidiário Lula. Não sigo a partido. Meu posicionamento sempre foi claro desde o início. Sou Bolsonaro e não abro! Dia 30 é 22 sem pestanejar! Presidente é Bolsonaro 22!", afirmou.
Pela democracia
Deputado Edvaldo Magalhães, o único da esquerdista reeleito em dois de outubro, afirmou nesta quarta-feira, que domingo os brasileiros vão escolher entre a democracia e pelo radicalismo. O parlamentar comunista estaria a apoiar a reeleição do Presidente Jair Bolsonaro.
Ex-amiguinho
Magalhães citou também os acontecimentos do último domingo, 23, quando o ex-deputado federal Roberto Jefferson teve prisão domiciliar revogada e recebeu os policiais federais com tiros de fuzil e lançamento de granadas. Esqueceu de falar que o ex-parlamentar foi amiguinho de Lula da Silva.
Não faz nada
Já o deputado Daniel Zen (PT), que não conseguiu ser reeleito, afirmou que o Presidente Jair Bolsonaro (PL), fez nenhum trabalho relevante em seu mandato, tampouco possui um plano de governo. Por isso, faz campanha tentando macular seu adversário ao cargo. Zen vive em outro planeta? 
Importância da estrada
Deputado Jonas Lima (PT), que optou por não disputar a reeleição, falou durante sessão desta quarta-feira, 26, sobre a importância da bancada federal acreana, presidente e governador fazerem algo para que a BR-364, no trecho Rio Branco-Cruzeiro do Sul, não feche.
Inversão
“Falo de uma importante pauta que é a BR 364, isso está nas mãos de quem tem mandato. Portanto, se a BR fechar, a culpa será da bancada federal, junto ao presidente e governador do Estado”, disse. O deputado petista tentou inverter a situação ao não admitiu que as gestões de seu partido gastaram fortuna em uma obra de péssima qualidade e superfaturada.
Fake news
As fake news durante o período eleitoral foram tema do discurso do deputado Roberto Duarte (Republicanos), durante sessão na Aleac. Ele afirmou que o candidato do PT à Presidência Lula da Silva mentiu ao afirmar durante um debate que foi o autor da lei que assegura a liberdade religiosa.
Apenas sancionou
“No último debate o ex-presidiário Lula disse que criou a Lei de Liberdade Religiosa, na verdade ele apenas sancionou uma lei que já estava em tramitação no Congresso Nacional. Sou contrário às mentiras e isso precisa ser corrigido, principalmente no debate eleitoral”, disse o parlamentar.
Indicação
Deputado Luís Tchê (PDT) apresentou indicação, nesta quarta-feira, 26, solicitando a criação de uma universidade estadual. Segundo ele, as modalidades dos cursos poderiam ser à distância ou semipresenciais, com o uso de escolas públicas pré-determinadas para servirem como polos de apoio ao estudante.
Ensino EAD
“Nessas andanças que faço vi que a maioria dos estados tem uma universidade estadual, tem muita gente que trabalha de segunda a sexta-feira que sonha com uma possibilidade de estudar. E as escolas públicas fecham no sábado e no domingo. Uma universidade estadual, sendo à distância, daria a chance para essas pessoas que trabalham, que não têm muito tempo disponível”, afirmou Tchê.
Agradecimento
Presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Nogueira Lima (PP) comemorou a contratação da empresa de engenharia para a execução dos serviços de construção da nova sede do Poder Legislativo Municipal. Lima estendeu os agradecimentos ao prefeito Tião Bocalom e a equipe da Secretaria de Infraestrutura do Município e Estado pela colaboração na execução dos projetos.
Dinheiro em caixa
“Esse momento é de grande alegria para a Câmara Municipal de Rio Branco. Parabéns aos funcionários, vereadores e a comunidade do nosso município. Parabéns a Mesa Diretora que com muita dedicação, nesses dois anos, conseguimos concluir esses processos para que terminasse essa licitação, agora é só começar a obra porque o dinheiro já está no caixa. Isso é uma vitória da nossa administração”, comemorou.

Artigos Publicados