Colunistas

Liberdade de expressão

        Se a liberdade de expressão fosse um direito absoluto não existiria as leis para limitá-la.

        Os libertinos fazem uso da liberdade de expressão sem se darem por conta que as suas liberdades não podem subtrair as liberdades dos outros. Como agem por encomenda caluniam, injuriam e difamam conforme lhes convier. Agredir a honra, a imagem e a privacidade dos outros fazem parte de seus perfis.

      Nas sociedades verdadeiramente democráticas a liberdade de expressão é um direito conferido a todos os seus integrantes, independente de censura.  Contudo, àqueles que agridem a vida privada, a honra e a imagem dos outros se tornam responsáveis pelos crimes que possam cometer, sobretudo quando praticados de caso pensado.

      A liberdade de expressão que não confere aos outros o mesmo direito, defende a libertinagem e não a liberdade. As leis existem exatamente para impor limites e responsabilizar àqueles que não respeitam este direito.

      Os libertinos, quando chamados a responsabilidade, se dizem censurados. Nada disto. Ninguém, sobretudo àqueles que utilizam os nossos meios de comunicação: jornais, revistas, rádios e em particular, as redes sociais para divulgar informações úteis e verdadeiras, se preocupam com o que os libertinos denominam de censura.

    O artigo 5º da nossa constituição e nossas demais leis infraconstitucionais esclarece os crimes que são praticados em nome da liberdade de expressão. Oportunamente, proíbe o anonimato, condição fundamental para se chegar à origem de quem, responsável ou irresponsavelmente, promoveu a divulgação de determinadas informações.

     Lamentavelmente, o bem que a internet poderia contribuir para informar a opinião pública, no Brasil e mundo afora, está sendo utilizado, e em demasia, pelos internautas propagam as chamadas fake News, para melhor esclarecer: pelos propagadores de notícias falsas.

      Humberto Ego, um dos mais celebrados escritor e filósofo do século XX, na sua última aula na faculdade de Turim, ao tempo que elogiava a internet, previu que a mesma poderia acabar dando voz e vez aos imbecis, algo que estamos comprovando no nosso dia a dia.

       A liberdade de expressão é um sagrado direito dos cidadãos, conquanto utilizado com responsabilidade.

Artigos Publicados

Pacificação

Persistente

Sim, é necessário

Lula está aí

Chega de extremismos