Colunistas

Quem faz cama de espinho, nela se deitará; quem planta vento, tempestade colherá

Vazamento de imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, registradas nos atos de vandalismo de 8 de janeiro, que estavam escondidas pelo governo petista, abalaram o Palácio do Planalto, provocaram a imediata demissão do até então todo-poderoso general Gonçalves Dias, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e reforma a proposta da oposição em criar a CPMI para investigar e apurar o que realmente acontece na tarde de domingo, oito de janeiro, em Brasília.

 A presença do então chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Marco Edson Gonçalves Dias, o “Sombra” e de seus subordinados se comportando de forma aparentemente passiva em relação aos manifestantes, fez o a base do governo no Congresso parar de resistir à instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos e passar a entendê-la como inevitável.

A CPMI é vista como uma derrota para o governo petista, e os vídeos que mostram a equipe do GSI oferecendo até água para os manifestantes reforçam a ideia defendida pela oposição de que o governo não agiu para impedir os atos e depois os usou politicamente para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A forma carinhosa com o todo-poderoso general é tratada pelos seus amigos petista não é por acaso. Dias é tido pelos colegas de farda como general melancia, ou seja, verde por fora, mas vermelho por dentro. Sombra é amigo do Presidente da República há mais de 20 anos. A amizade começou antes de o PT chegar ao poder. Vergonhosamente, alguns jornalistas tentam criar a falsa narrativa de que o general teria aparece conversando com aliados do ex-presidente. Lulista assumido como ele é, isso seria humanamente impossível.

Ao mudar, estranhamente de ideia e passar a apoiar a CPMI, o governo vê uma chance retomar a narrativa sobre o 8 de janeiro. A ideia é tentar, novamente, culpar apoiadores do ex-presidente pelos atos de vandalismo, que a esquerda, inclusive o comunista que atua como ministro da Justiça, e até alguns integrantes da suprema Corte, insistem em classificar o crime como terrorismo e atos golpistas.

Após o vazamento do vídeo, alguns petistas e outros esquerdistas, ainda tentaram tratar tudo como “fak news”, mas foram desmoralizados de imediato e se recolheram ao mundo da insignificância. Dias, o todo-poderoso general, atendeu ao pedido do chefe e, mesmo a contra-gosto, pediu demissão após, a divulgação das vergonhas e lamentáveis imagens dos verdadeiros golpistas. Diante de tudo que foi mostrado, a situação dele ficou insustentável.

O líder do governo na Câmara Federal, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que se o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, ler o pedido de CPMI no próximo dia 26 e houver assinaturas suficientes, o governo vai apoiar. Claro, agora não há mais nada o que fazer, a não ser o governo tentar se articular para ocupar algum cargo estratégicos na CPMI e lutar para minimizar os estragos.

Até então, os governistas acusavam a oposição de atos terroristas e golpistas, mas manobravam, com apoio do new aliado, o presidente do senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para tentar impedir a instalação da comissão e pressionavam líderes de partidos a retirar ao menos cerca de 20 assinaturas de deputados e dez de senadores. Como sabe que agora não há mais chance de barrar a CPMI, o governo planeja nova manobra. Pacheco, que já entrou para a história do senado como o pior presidente de todos os tempos, agora anão tem mais poderes para barrar CPI como fazia na legislatura anterior.

Deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) afirma que a instalação da CPMI ficou inevitável após a publicação do vídeo. "Com as gravações, ficou muito claro que o governo tinha coisas a esconder, e por isso não encaminhou os vídeos quando solicitados pelo partido Novo", afirmou.

Nesta sexta-feira, 21, o senador Jorge Seif (PL-SC) avalia que não restam alternativas ao governo Lula, exceto apoiar a instalação da CPMI. Para ele, é "fato inequívoco de que houveram omissões depois das imagens apresentadas". O deputado André Fernandes (PL-CE) disse que a oposição vai obstruir os trabalhos do Congresso. "Nada vai funcionar até a CPMI do 8 de janeiro ser instalada!".

Parlamentares de oposição afirmaram ainda que as imagens podem embasar um novo pedido de impeachment contra Lula. Para o senador Jorge Seif (PL-SC), "já existem provas fartas para um encaminhamento neste sentido".

O título deste texto, extraído de dois ditados populares, lembra que todas os nossos atos podem ter efeitos e consequências. O que fazemos agora, no presente, pode ter graves consequências no futuro. Por isso, precisamos agir com calma, prudências e muito cuidado. Normalmente, quem faz cama de espinho, nela se deitará; quem planta vento, tende tempestade colherá.

Conflito interno

Se a cúpula do MDB insistir em filiar o ex-prefeito e ex-candidato derrotado ao governo do Ace, engenheiro Marcus Alexandre pode provocar racha interno no partido. A informação foi dada ontem pelo líder do prefeito Tião Bocalom (PP) na Câmara, vereador João Marcos Luz.

Entrevista

Em conversa com este colunista no programa Entrevista da Tarde, nesta sexta-feira, 21, Feriado Nacional, na TV Rio Branco-Cultura, o vereador afirmou que acredita que a maioria dos imediatas que tem vida organiza no partido, não quer nem ouvir falar nesse assunto.

Denúncia

João Marcos afirmou ainda que estuda a possibilidade de denunciar Marcus Alexandre à Justiça Eleitoral por campanha antecipada. O ex-prefeito devia cuidar de se defender dos vários processos, mas prefere ficar nos bairros periféricos de Rio Branco, fazendo campanha e se articulando com partido de direita ou de centro, já que a esquerda está cada dia mais queimada junto aos acreanos.

Indicação

Deputado Afonso Fernandes (PL) apresentou uma indicação à presidência do Tribunal de Justiça do Acre solicitando a realização de estudos de viabilidade para a criação da Vara de Justiça Especializada em Conflitos Agrários e Regularização Fundiária. A indicação foi encaminhada à desembargadora Regina Ferrari, presidente da Corte.

Audiência pública

Afonso Fernandes destacou a necessidade foi identificada durante audiência pública realizada na Aleac para discutir sobre os embargos do Ibama a propriedades rurais. “Eu notei aqui uma advogada aflita por não saber a quem se dirigir para a resolução dos problemas de seus clientes. Isso me chamou a atenção, por isso hoje trouxe essa minha intenção de trazer essa indicação.

Audiência pública

Deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou requerimento que solicitando a realização de uma audiência pública na próxima terça-feira (25) para discutir a respeito do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Mesmo sendo da oposição, o deputado vê chance de fazer média com os profissionais da saúde.

Reformulação

Segundo o parlamentar, a discussão será voltada para a reformulação do quadro de vagas. Ele destacou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) já se manifestou favorável à reformulação, que abre a possibilidade da convocação de enfermeiros e auxiliares de enfermagem que estão no cadastro de reserva do último concurso da Sesacre.

Reconhecimento

Deputado Arlenilson Cunha (PL), reconheceu o esforço e o compromisso do governador Gladson Cameli (PP) pelo anúncio de nomeação de 156 aprovados no cadastro de reserva em concursos feitos em 2015 e 2017 para preencher vagas na Polícia Civil. As vagas devem ser distribuídas entre 116 agentes de polícia, 18 peritos criminais, 12 delegados, nove escrivães e um médico perito legista.

Responsabilidade

“O governo do Estado atendeu essa causa e eu estou muito feliz. Isso mostra a responsabilidade do governo de cumprir tudo que está no seu cronograma, intensificando e ampliando o nosso setor de segurança pública com contratações e investimentos importantes. As nomeações devem ser publicadas no dia 1º de maio no Diário Oficial do Estado, e a solenidade de posse deve ocorrer no dia 1º de junho”, afirmou o deputado.

Solidariedade

Deputado Eduardo Ribeiro (PSD), se solidarizou com os servidores públicos que precisam receber complementação salarial para chegar ao valor de um salário mínimo. Ribeiro pediu que o governo do Estado envie à Aleac de maneira célere, a proposta de reajuste salarial desses trabalhadores.

Apeio declarado

“Reafirmo aqui o meu apoio a esses servidores do Estado. Pessoas que dedicaram toda uma vida ao serviço público e que precisam ganhar complementação salarial para receber um salário mínimo. Isso é um absurdo. Peço que o governo encaminhe esse projeto com urgência, nós seremos unânimes nessa causa. Precisamos garantir dignidade para essas pessoas”, disse.

Retorno

Eduardo Ribeiro agradeceu ainda ao presidente da Fundhacre, doutor João Paulo, pelo retorno dos serviços de ortopedia. Em março, o parlamentar apresentou uma indicação solicitando informações sobre o assunto. Segundo ele, diariamente são atendidos de 20 a 30 pacientes, nas áreas de fisioterapia, consulta com o médico ortopedista, atendimentos de órtese, próteses e calçados ortopédicos.

Relevância

Deputado Tadeu Hassem (Republicanos), reconheceu a relevância social da discussão dos planos de cargos, carreiras e salários dos servidores públicos do Estado que ganham até menos que um salário mínimo, como é o caso de servidores da administração da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Importância

Tadeu Hassem também destacou ainda a importância do projeto de lei assinado pelo Presidente da república viabilizar o pagamento do piso nacional da enfermagem. O projeto, que será analisado pelo Congresso Nacional, abrirá espaço no orçamento para assegurar o pagamento do piso a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Salário digno

Deputado Fagner Calegário (Podemos), saiu em defesa dos servidores públicos que precisam receber complementação salarial para chegar ao valor de um salário mínimo.  Ele disse que a discussão dos planos de cargos, carreiras e salários dos servidores públicos do Estado precisa ser feita no parlamento acreano. Ele defende salários dignos aos servidores.

Agradecimento

Deputada Maria Atonia (PP), destacou a importância do projeto de lei assinado ontem (18), pelo Presidente da República para viabilizar o pagamento do piso nacional da enfermagem. “Agradeço demais ao presidente Lula por ter assinado esse projeto. Esses profissionais fazem a diferença no setor de saúde e merecem todo reconhecimento do mundo”, afirmou a deputada.

Parceria

Maria Antonia solicitou que o governador Gladson Cameli em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) estude a possibilidade de viabilizar a construção de um quebra-molas e de semáforo na Avenida Dr. Manoel Marinho Montes, uma das vias com o maior índice de trafegabilidade de Brasiléia.

 

 

 

Artigos Publicados