Colunistas

Governo destaca a importância do Projeto Mecanizar Mais à agricultura familiar

Mudando a perspectiva de vida do agricultor familiar, o projeto Mecanizar Mais fortalece a produção das cadeias produtivas do Acre, com a oferta de equipamentos e máquinas para os produtores rurais. A equipe da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), acompanha o trabalho laboral de produtores rurais nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro.

Os pequenos produtores rurais agradecem o governo do Acre, que tem melhorado a vida do produtor rural. O Projeto Mecanizar Mais tem a pretensão de beneficiar cerca de três mil produtores no Acre. Esse compromisso com a agricultura familiar é fortalecido com as visitas ao campo, e mostra o cuidado do governo e da secretaria de Produção e Agronegócio com o setor que se desenvolve no Acre.

O presidente da Associação de Produtores do ramal Campo Novo, Gerci de Souza, relatou que em Acrelândia há uma dificuldade nas cadeias produtivas por causa da carência de água. Mas, com a ação da Sepa, na disponibilização dos tratores, grades niveladoras e outros equipamentos, haverá mais recursos para suprir as necessidades de 80 famílias do ramal.

As principais vantagens são: destoca, mecanização e açudagem, que respectivamente oferece a função de eliminar tocos das árvores do solo, a fim de melhorar o cultivo de sementes. Já os sistemas de mecanização ajudam a reduzir o trabalho físico dos produtores, além de potencializar e otimizar as cadeias produtivas, e por último a açudagem é essencial para o abastecimento de água, de forma que os reservatórios auxiliam na manutenção da quantidade e qualidade da produção.

A mecanização agrícola é o conjunto de técnicas utilizadas no planejamento, execução e desenvolvimento dos processos de produção. Tudo isso acontece com o uso de máquinas, implementos, ferramentas ou qualquer outro meio mecânico. Em diferentes escalas, essa mecanização já vem acontecendo desde o começo das atividades agrícolas.

Atentado

Candidato ao Governo do São Paulo, ex-ministro Tarciso Freitas (Republicanos) acaba de sofrer atentado, na comunidade Paraisópolis, na zona sul da capital paulista. Um dos bandidos responsáveis pelo atentado foi baleado no confronto com a Polícia Militar.

Debate

O primeiro debate com os candidatos à Presidência no segundo turno, realizado na noite deste domingo, 16, ao vivo, na Rede Cultura e na Band, teve momentos diferente para o Presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luka da Silva (PT).

Vantagem

No início do debate, Lula levou vantagem, uma vez que domina melhor o jogo de câmeras. Bolsonaro é mais acostumado a gravar vídeos em celular. Mas ainda no final do primeiro bloco, o presidente começou a reagir de forma positiva ao deixar Lula meio descontrolado emocionalmente ao falar sobre corrupção no governo petista.

Esclarecimento

Pela primeira vez, Bolsonaro esclareceu bem o tal do “Orçamento Secreto”. No fundo não tem nada de secreto, pois foi publicado no Diário Oficial da União e há uma relação dos parlamentares que indicam recursos para determinados estados ou municípios. A lista contém nome de 13 parlamentares do PT que foram contemplados com o tal orçamento.

A origem

Quem institui o “Orçamento Secreto” foi o então presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, que foi eleito pelo DEM-União Brasil, mas no início deste ano filiou-se ao PSDB. Maira queria estabelecer governo parelho e tirar poderes legítimos do Presidente Jair Bolsonaro, como de fato tirou, com a cumplicidade do STF.

Veto de Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a criação do Orçamento Secreto, mas o Congresso Nacional derrubou o veto e promulgou a manobra.  Portanto, se há alguma irregularidade ou imoralidade no orçamento Secreto, Bolsonaro nada tem a ver com isso.

Jogo sujo

Um jornalista da Foha de S. Paulo tentou comprar o Orçamento Secreto com o Mensalão e o Petrolão. Um tremendo jogo sujo, uma vez que os dois escândalos petistas foram gerados e executado, respectivamente nos governos Lula e Dilma. Bolsonaro não foi beneficiado cm o Orçamento Secreto.

Destaque

“Com o Projeto Mecanizar Mais, a Sepa tem apresentado resultados eficientes juntamente com o trabalhador rural, que por meio da destoca, mecanização e açudagem têm aumentado a produção das cadeias de cultivo no Acre”, destacou o titular da pasta, Edivan Azevedo.

Benefícios

Aumento da velocidade de execução de uma tarefa; menor necessidade de mão de obra; aprimoramento da qualidade e eficiência da atividade; menos retrabalhos; sustentabilidade ambiental e econômica.

Digital

Agricultura Digital é um conceito que está ganhando bastante destaque no meio agrícola. Ela se baseia no uso de tecnologias de ponta em várias atividades. A automação agrícola é uma de suas bases. Inovações tecnológicas serão ainda mais vistas na mecanização agrícola.

Comprac

Criado pelo governo do Estado e gerenciado pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seitc) para reduzir as desigualdades regionais e elevar a produção e produtividade das indústrias locais, o Programa de Compras Governamentais de Indústrias do Acre (Comprac) já injetou na economia estadual mais de R$ 35 milhões, beneficiando mais de 35 empresas acreanas.

Mealharias e gráficas

Em 2022, por meio de seus dois primeiros editais, o programa contemplou as empresas de confecções de uniformes escolares e gráficas, com emissões de diários escolares para as escolas da rede estadual de ensino e empresas do setor moveleiro, que forneceram moveis para vários Secretarias de Estado, como a Educação, Produção e Saneamento.

Terceira fase

Agora, o programa está com seu terceiro edital aberto, e equipes da Seict estão realizando vistorias técnicas nas empresas da indústria de alimentos, que se credenciaram para fornecer os produtos alimentícios à rede estadual de ensino e aos hospitais do Acre. Durante as vistorias, as equipes avaliam a capacidade de produção das empresas credenciadas.

Maior programa

Trata-se do maior plano de fomento à economia pós-pandemia. São milhões de reais investidos em empresas acreanas, que pagam impostos e que geram emprego e renda no Acre. Sob o comando do secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, engenheiro Assurbanípal Mesquita e com o total apoio do governador Gladson Cameli, estamos reescrevendo a história da indústria no nosso estado.

Campanha

Petistas acreanos promoveram passeata na tarde de sábado, 15m em prol da candidatura de Lula da Silva à Presidência. Mais uma vez o número de pessoas presente ao evento foi pequeno. Esta semana, os aliados do Presidente Jair Bolsonaro no Acre também vão promover alguns eventos. Eles querem ampliar a vantagem de Bolsonaro sobre Lula. Os eventos serão liderados pelos deputados eleitos Arlenilson Cunha e Afonso Fernandes.

Artigos Publicados