Colunistas

Qual o seu futuro?

                  A partir do dia 01-01-2023  o que o ex-presidente Jair Bolsonaro fará de sua vida? Só o tempo dirá!

       Enquanto esteve no poder, o presidente Jair Bolsonaro usou-o e abusou-o. Afinal de contas como chefe de Estado e de governo, a sua caneta big, tantas vezes citadas pelo próprio, lhes conferia poderes excepcionais. Sou contra o regime presidencialista de governo exatamente porque no referido regime, este acúmulo de poderes, não raramente, tem se revelado nocivo.

       Portanto, resta-nos saber o que ele fazer quando dele for afastado, pior ainda, quando passar a assistir os muitos que se ajoelharam aos seus pés jurando fidelidade, começarem a fazer fila buscando se aproximar do presidente Lula, este por sua vez, com sua caneta, até a tampa, carregada de tinta.  

        Sobre os resultados eleitorais, não há razões para se falar em massacre, porquanto o candidato Jair Bolsonaro obteve uma votação que o credenciou a liderar a oposição ao governo do presidente Lula, entretanto, esta aptidão, a de líder, nunca se fez presente nos 28 anos que esteve como deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. 

        O ex-presidente Lula passou 580 dias presos e da própria prisão continuou liderando os seus correligionários e seus antigos aliados, enquanto o presidente Jair Bolsonaro só se revelou líder quando passou a dispor da sua poderosa caneta.  

      A propósito, vide o que aconteceu com o centrão, o conjunto dos congressistas mais massacrados pelo próprio Jair Bolsonaro no curso das eleições de 2018 e ora comanda, de certo modo, algo que jamais poderia existir, no caso, o próprio orçamento do nosso país.

       Sequer suponho o que irá acontecer com o ex-presidente Jair Bolsonaro, pois ora me preocupa saber o que acontecerá com o presidente Lula no curso do seu 3º mandato, posto que, a separação, independência e harmonia entre os nossos três poderes, presentemente, difere da que existia entre os anos 2003/2010.

     Torço pelo sucesso do presidente Lula no seu 3º mandato presidencial e igualmente estaria torcendo pelo sucesso do presidente Jair Bolsonao caso ele houvesse se reelegido. Excluo-me das legiões daqueles que torcem pelo quanto pior melhor, bastando para tanto que o poder não esteja nas mãos dos seus adversários, das quais, seus privilégios terão fim.  

    A alternância do poder é a melhor contribuição para a nossa e qualquer democracia, algo que não acontece nas ditaduras. Portanto, pelo capital político que acumulou, do ex-presidente Jair Bolsonaro esperamos que seja capaz de liderar a oposição ao governo que se inicia.  

Artigos Publicados

Pacificação

Persistente

Sim, é necessário

Lula está aí

Chega de extremismos