Colunistas

Socorro Neri inaugura primeira fase do Aquiri Shopping

A prefeita Socorro Neri (PSB) inaugurou, na tarde desta segunda-feira, 07, a primeira etapa do Aquiri Shopping, no Calçadão da avenida Benjamin Constant - centro de Rio Branco.Com três andares e 12.000m², a obra custou R$ 23 milhões e foi construída em um terreno ao lado do Terminal Urbano. O Shopping conta com uma praça de alimentação, elevadores, 487 boxes, fraldário, internet e jardins e, vai abrigar os lojistas Ambulantes que ocupavam o Calçadão da Benjamin Constant, nas imediações do Colégio Acreano.

Socorro Neri reuniu as pessoas que estão envolvida na obra para explanar aos comerciantes locais o andamento do projeto. “De fato devemos comemorar esse que é um trabalho realizado a muitas mãos”, disse Neri. A segunda etapa da obra, que deverá contemplar ser aberta à população em geral, ocorrerá no próximo dia 30 de dezembro.

Socorro Neri lembrou que a obra do Shopping começou em 2014, quando o então ministro do Turismo, Gastão Vieira, veio ao Acre e assinou a ordem de serviço. A previsão da gestão, na época do prefeito Marcos Alexandre era de que o prédio fosse entregue no primeiro semestre de 2015. Uma pilastra do edifício precisou ser refeita por problemas no solo e a obra ficou parada. Na gestão da prefeita Socorro Neri, a obra foi retomada com o empréstimo de R$ 14,5 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e concluída.

Com a inauguração do shopping, a prefeitura vai tirar da rua centenas de pessoas que durante décadas ficaram expostas ao sol e a chuva, sujeitas a todas as intempéries climáticas. Essas pessoas não só terão um lugar digno para trabalhar, elas também foram capacitadas pela prefeitura em técnica de venda, varejo e caixa.

O vereador Carlos Juruna, que defendeu a obra como presidnete da Associçao dos Camelôs de Rio Branco, afirmou que o  Aquiri Shopping é marco para o desenvolvimento socioeconômico de Rio Branco. “Parabéns prefeita Socorro Neri por ter dado continuidade a esse sonho que agora é real. Esse local agora passa a ser a extensão das nossas casas e é com o mesmo zelo que agora temos que cuidar desse empreendimento”, afirmou.

A prefeita fez vários agradecimentos a todos que participaram do processo de construção do shopping popular, incluindo o ex-prefeito petista Marcus Alexandre. Socorro afirmou que fez convite a ele, mas o mesmo não compareceu ao evento. A obra foi uma iniciativa da gestão de Alexandre, iniciada no dia 14 de janeiro de 2014.

Homenagens

Um dos homenageados pela prefeita Socorro Neri foi o engenheiro civil Teófilo Lessa, da construtora TL Engenharia, que se dedicou e conduziu o andamento das obras por quase 7 anos. “Agora, comerciantes populares vão poder se instalar e garantir uma vida melhor, vão ter condições de organizar suas lojas e boxes”, salientou a prefeita.

Instalação

O empreendimento conta com 487 boxes, que vão abrigar os lojistas ambulantes que ocupavam o Calçadão da Benjamin Constant, nas imediações do Colégio Acreano. Os lojistas iniciam na próxima quarta-feira, 10, o processo de instalação no Aquiri Shopping. Já a comercialização está prevista para o dia 30 de dezembro.

Lançamento

Presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Antonio Moraes (PSB) aproveitou a inauguração do Aquiri parque, no fim da tarde desta segunda-feira, 07, para lançar a candidatura do vereador Nogueira Lima (PP) como seu sucessor.

Composição

Apesar de ser filiado ao partido do prefeito eleito Tião Bocalom, Lima costura aliança com o PSB e PDT para formar a nova mesa diretora. Ele Convidou a vereadora eleita Michele Melo (PDT) para ser sua vice-presidente e o vereador reeleito Antônio Morais (PSB) para ser o primeiro-secretário.

Pra superar Lene

A ideia de Nogueira Lima (PP) seria formar um bloco para vencer a grande favorita na corrida pela presidência, a vereadora reeleita Lene Petecão (PSD). A votação da mesa diretora acontece no dia 01 de janeiro, logo após a posse dos vereadores eleito.

Afastamento

Senador Sérgio Petecão (PSD-AC), primeiro-secretário da mesa diretora do Senado, comemorou os resultados das eleições municipais e anunciou seu afastamento, por 120 dias, do seu mandato de senador para cuidar da saúde. O senador ainda não revelou quando ai se afastar.

Vai cuidar da saúde

“Eu pretendo cuidar um pouco da saúde e me afastar por uns quatro meses para que a minha suplente possa assumir. Estamos discutindo isso dentro do partido para que a dona Maria das Vitórias possa ter a oportunidade”, afirmou o senador.

Compromisso

Em campanha para a reeleição, em 2018, Sérgio Petecão firmou compromisso com Maria das Vitorias para se afastar. Deputada estadual por vários mandatos e mulher do ex-deputado federal João Tota, Maria das Vitórias, foi uma das maiores lideranças políticas do Vale do Juruá.

Crescimento

Petecão destacou o êxito de seu partido, PSD, que elegeu dois prefeitos pelo partido e os seis vice-prefeitos, inclusive, dos dois maiores colégios eleitorais do Acre, Rio Branco (Marfisa Galvão) e Cruzeiro do Sul (Henrique Afonso), respectivamente.

Otimismo

Em relação a uma possível gestão de Bocalom, Petecão destacou que ele terá total apoio dos parlamentares e que está muito confiante na gestão progressista. Segundo ele, o Projeto Produzir para Empregar, defendido por Bocalom, tem apoio da bancada federal.

Egoísmo

Senador Sérgio Petecão (PSD) quer falar com o governador Gladson Cameli, mas não o procura; o governador também deseja falar com o senador. Nenhum dos dois é egoísta mas, nesse caso especifico, ambos estão agindo com muito egoísmo.

Faz tempo

“Faz tempo que eu não vejo Gladson, mas a minha relação com ele é muito boa. E eu entendo a decisão dele a respeito de apoiar outra candidatura. Eu vejo a eleição como uma coisa normal e do processo democrático”.

Mudança na Asmac

Juíza Maria Rosinete dos Reis foi eleita nova presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) na votação encerrada no final da tarde da última sexta-feira (04). Ela será empossada em fevereiro para o biênio 2021-2023. A chapa liderada por Rosinete dos Reis ainda conta com Fábio Farias como 1º vice-presidente e Hugo Ferreira como 2º vice-presidente.

Perfil da nova presidente

Rosinete dos Reis é titular da 2ª Vara Criminal de Rio Branco, doutoranda e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), professora do curso de Direito do grupo Estácio/Unimeta.Ela é autora e coautora de obras jurídicas, além de ser membro da Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Acre.

Participação

O atual presidente da Asmac, Danniel Bomfim, comemorou a participação histórica de quase todos os associados, além de lembrar do resultado positivo obtido por meio da disponibilidade da votação eletrônica pela primeira vez.

 

Artigos Publicados

O saldo positivo da vinda de Bolsonaro ao Acre

Comitê mantém Acre na bandeira vermelha