Colunistas

Conferência da Unale vai debater rumos do parlamento do futuro em Recife

A conferência vigésima quinta edição da Conferência União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que será realizada no período de 9 a 11 deste mês, em Recife (PE), vai debater a fundo as principais questões nos cenários nacional e internacional sobre política, o principal eixo do encontro.
O Acre vai está no centro do debate com 21 parlamentares, entre eles o secretário geral da Unale, deputado Luís Tchê (PDT). O intercâmbio de informações e estratégias entre os parlamentares de todo o Brasil é o ponto forte da reunião. 
Política, economia, empreendedorismo, sustentabilidade, segurança, turismo, saúde, educação e outros temas vão nortear o encontro que reúne representantes do Poder Legislativo Estadual de todos os Estados do Brasil e Distrito Federal.
Em função da participação da delegação acreana no evento, não haverá sessões essa semana na Aleac. Durante a conferência serão ministradas palestras, oficinas e painéis por personalidades de renome internacional.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Nicolau Junior (PP), afirma que todos os 24 parlamentares foram convidados e que o Acre será bem representado no evento. “Vamos fortalecer esse debate e trocar experiências de gestão com outros estados”, assegura o parlamentar. 
Ainda segundo Nicolau, que foi reeleito como o mais votado, o encontro da Unale é um momento de debater as problemáticas de cada região e certamente essa capacitação, vai apontar propostas que possam ser aplicadas aqui para melhorar a vida da nossa gente”, disse Nicolau.

Independência
Conversei ontem com os vereadores e deputados eleitos Emerson Jarude (MDB) e Adailton Cruz (PSB), no programa Entrevista da Tarde, ao vivo, na TV Rio Branco-Cultura. Os dois afirmaram que pretendem agir de forma independente em relação ao governo Gladson Cameli. Além de Jarude, o MDB será representado na próxima legislatura pela deputada Antonia Sales, que vai para o quinto mandato. Adailton será o único representante do PSB no Poder Legislativo.
Reivindicação
Adailton Cruz afirmou que vai reivindicar do governador Gladson Cameli (PP) melhores salários e condições de trabalho aos servidores da Saúde. Ele lembrou que a categoria apoiou a eleição de Gladson, em 2018, mas não foi reconhecida como devia. O parlamentar também vai reivindicar realização de concurso público. Segundo ele, há um grande déficit de pessoal na Sesacre.
Estranho
Em menos de 24 horas, quatro pessoas morreram vítimas de ataque cardíaco, em Rio Branco, entre as quais um jovem jogador de futebol e um trabalhador que atuava no mercado da construção civil. Segundo informações, nenhuma das vítimas tenha problemas cardíacos,
Diniz se posiciona 
Deputado federal eleito, Gehlen Diniz (PP), opinou sobre o resultado das eleições presidenciais e as manifestações que vêm se propagando em várias partes do Brasil comandadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que denunciam fraude na disputa eleitoral.
Surpresa
Para o parlamentar, a vontade da maioria tem que ser respeitada. Ele também defende que o Presidente Jair Bolsonaro reconheça a vitória do seu opositor para evitar transtornos ainda maiores. A opinião do deputado surpreendeu todos os seus eleitores.
Aos radialistas
A data é uma homenagem ao compositor e radialista Ary Barroso, mas a comemoração do Dia do Radialista ainda gera confusão, pois durante muito tempo a data era celebrada no dia 21 de setembro. Entretanto, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 7 de novembro o dia de homenagem aos radialistas
Estimula à indústria
Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou a cerimônia de assinatura das ordens de serviço para execução de 27 obras de pequeno porte no estado, durante cerimônia ocorrida na Federação das Indústrias do Acre (Fieac). A ação é fruto do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC/GER-AC), desenvolvido pela Seict.
Investimentos
Serão aplicados quase R$ 5 milhões em obras em todos os 22 municípios do Acre, com reforma, ampliação e reparos de prédios do Estado. O titular da Seict, Assurbanípal Barbary Mesquita, disse que o programa é fruto da sensibilidade do governador Gladson Cameli e da parceira da Fieac e setor da construção civil que ajudaram na elaboração do projeto.
Sensibilidade 
Esse sonho nasceu em meio a sensibilidade e entendimento da necessidade de atender às empresas de pequeno porte e a geração de empregos, que o governador Gladson tem, e ele determinou para que o secretário de Industria, Ciências e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita buscasse junto com a Secretaria de Planejamento, Fieac e Sindicato da Construção Civil um caminho para que o Estado desse esse suporte. A ajudado governo se materializa com assinatura da ordem de serviço.
Cintra na PF
Ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal (PF) ouça o professor Marcos Cintra após questionar as urnas eletrônicas. Vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas, Cintra teve sua conta no Twitter retida neste domingo, 6, após uma série de questionamentos sobre o processo eleitoral.
Censurado
O ministro proibiu o professor de publicar, promover, replicar e compartilhar, segundo ele,  ataques e notícias falsas sobre o processo eleitoral brasileiro, sob pena de multa diária de R$ 20 mil em caso não cumpra a determinação. Cintra foi candidato a vice na chapa de Soraya Thronicke na disputa presidencial nas eleições 2022.

Artigos Publicados