Colunistas

Advogado Ribamar Trindade é eleito presidente do Tribunal de Conta dos Estado

Advogado Ribamar Trindade foi eleito nesta quinta-feira, 01, como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC).  Atualmente é presidente da 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Acre biênio 2021-2022.Ex-chefe da Casa Civil do Governo do Acre, Ribamar assumiu como conselheiro em janeiro de 2021, após alguns questionamentos, uma vez que alguns conselheiros argumentavam que a vaga deixada pelo saudoso conselheiro, o doutor José Augusto de Faria, deveria ser preenchida por auditor do próprio TCE. Quem se habilitou para ocupar a vaga foi a conselheiro Maria de Jesus, mas não obteve êxito.

Pelas normas internas do TCE, apenas os conselheiros Ribamar e Dulci Benício de Araújo estavam aptos ao exercício, visto que nunca disputaram eleição no órgão. O atual presidente é o economista Ronald Polanco, que foi deputado estadual por dois mandatos exerceu cargos importantes na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), entre os quais o de primeiro-secretário. A posse do novo presidente está prevista para o dia 1 de janeiro de 2023, data do aniversário de Ribamar Trindade.

O novo vice-presidente será o conselheiro Valmir Gomes Ribeiro, o mais antigo da atual composição. Dulci Benício de Araújo vai ocupar a função de corregedora; Naluh Gouveia será diretora da Escola de Contas; Antônio Fernando Jorge Ribeiro de Carvalho Malheiro será presidente da 1ª Câmara; Ronald Polanco Ribeiro será presidente da 2ª Câmara; e Antônio Cristovão Correia de Messias será ouvidor.

José Ribamar Trindade de Oliveira nasceu em Rio Branco, Acre, filho de Lino Duarte de Oliveira e Zuleide Trindade de Oliveira. Ribamar é advogado, sob a OAB nº 2.259-AC, e é casado com a odontóloga Fabíola Melo Aguiar Trindade, com quem tem os filhos Enzo e Heitor. Ribamar é formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) – Porto Velho (RO). Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Rio Branco (AC). Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Acreano e o Ensino Médio no Colégio José Rodrigues Leite – Rio Branco (AC).

O presidente eleito fez curso de licitações; contratos e elaboração de editais; fiscalização de obras públicas; compras governamentais; pregoeiro; pregão eletrônico; direito ambiental sobre improbidade administrativa; contas públicas e execução de convênios; e políticas de contratações e aquisições pelo Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).

Ribamar iniciou sua vida profissional aos 14 anos de idade como balconista. Em seguida, trabalhou como agente administrativo na Prefeitura Municipal de Rio Branco. Foi escriturário, caixa e auxiliar da gerência no Banco Bradesco S/A; gerente administrativo e financeiro na Madeireira Acre Rio LTDA; supervisor de vendas na empresa Frigoave Rio Branco - Distribuidora de Produtos Nestlé; vendedor na empresa Frios Vilhena - Distribuidora de Produtos Danone; gerente administrativo no Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), exercendo, ainda, atividades de presidente e membro da Comissão Permanente de Licitação. Exerceu, também, a advocacia privada nas áreas Cível, Criminal, Trabalhista e Administrativa nos anos de 2000-2018.

O presidente eleito do TCE foi assessor de Gabinete do Conselheiro Antônio Jorge Malheiro no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE) nos anos de 2002-2018, exercendo atividades nas análises de processos, elaboração de relatórios e votos; presidente e membro de Comissão Permanente de Licitação e pregoeiro. Coordenou a equipe de transição do Governo Gladson Cameli, e foi secretário de estado da Casa Civil no Governo do Estado do Acre e membro do Conselho Administrativo do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal nos anos de 2019-2021.

Reconhecimento

No Governo do Acre, Ribamar ele recebeu o título de chanceler da Ordem da Estrela do Acre, e recebeu as distinções honrosas do Diploma e Medalha de Mérito Plácido de Castro, outorgado pelo Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Acre em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa pública e notável colaboração para o progresso e renome da corporação.

Moção

Também recebeu Moção de Aplausos outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) pela significativa contribuição ao Estado do Acre como secretário de estado da Casa Civil. Recebeu também o Diploma da Ordem do Mérito Dom Pedro II, outorgado pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, no grau Grão Colar, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Acre e ao Corpo de Bombeiros.

Indicação

Indicado para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre pelo governador Gladson Cameli (PP), teve seu nome aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado no dia 30 de outubro de 2020, sendo, posteriormente, nomeado pelo governador. Foi empossado Conselheiro no dia 15 de janeiro de 2021.

Neném presidente

O vereador Raimundo Neném (PSDB) foi eleito, na manhã desta quinta-feira, 01 de dezembro, por 10 votos a favor e 7 contra, novo presidente da Câmara Municipal de Rio Branco para o biênio 2023-2024. Ele venceu o candidato do PP, vereador Samir Bestene que, teve apoio do atual presidente, vereador Nogueira Lima (PP).

Clima tenso

Como sempre, tivemos clima tenso na sessão, haja vista que o roteiro já escrito para a votação dos parlamentares que concorriam à presidência próximos dois anos, teve que ser reformulado. De um lado, a chapa encabeçada por Raimundo Neném, já convicto da fidelidade de alguns vereadores para a sua escolha, teve que digerir a saída de dois dos seus aliados, Samir Bestene e Rutênio Sá, ambos do PP.

O escolhido

Samir Bestene foi escolhido para ser o candidato do grupo de Raimundo Castro (PSDB), até então, candidato apoiado pelo atual presidente da Casa, vereador Nogueira Lima (PP). No entanto, com apenas sete vereadores: Ismael Machado (PSDB), Francisco Piaba (Uniao Brasil), Nogueira, Célio Gadelha (MDB), Raimundo Castro (PSB), Rutênio Sá (PP), e o próprio Samir Bestene (PP), a chapa não conseguiu vencer a eleição.

Agradecimento

“Saio tranquilo desse pleito. Foi um consenso do partido a minha candidatura. Quero agradecer os sete votos que tivemos, mesmo lançado a nossa candidatura na quarta-feira, 30. Desejo sucesso ao Raimundo Neném, pois queremos ver o parlamento cada vez mais forte”, destacou Samir.

Tudo normal

Presidente da Câmara, vereador Nogueira Lima ressaltou que é normal ter discussões para a escolha da nova diretoria. “A eleição da mesa é assim, e isso faz parte do rito, a discursão faz parte da democracia. Pedimos que o presidente eleito tome conta da Casa”.

Gestão compartilhada

Eleito para os próximos dois anos, Neném destacou que sua gestão será feita junto com todos os pares. “Faremos uma gestão compartilhada. Na política, temos que ter palavra, e agradeço cada vereador que esteve comigo. Temos que construir a sede da Câmara, já temos recurso para primeira etapa. Quero ajudar os servidores da Casa, e ajudar também com a nossa cidade, fiscalizando todos os setores”, concluiu o vereador.

Composição

A nova mesa diretora da Câmara de Rio Branco ficou assim composta: Presidente, Raimundo Neném (Podemos); vice-presidente, Lene Petecão (PSD); primeiro-secretário, Fábio Araújo (PDT)

Seguindo-secretário: Hildegard Pascoal (Uniao Brasil). O vereador Arnaldo Barros (Podemos) é o suplente.

Lista e conflito

A bancada do PT apresentou a lista de ministérios dos quais não deseja abrir mão no futuro governo. As pastas apontadas como fundamentais para serem comandadas pela legenda são Fazenda, Casa Civil, Articulação Política, Desenvolvimento Social, que cuida do Bolsa Família, Saúde e Educação. As pretensões entram em choque com os desejos de siglas aliadas e acrescentam mais um ingrediente na tarefa de Lula de acomodar os interesses da aliança.

 

 

 

Artigos Publicados