
Até a manhã desta quinta, 05, cerca de 50 famílias tiveram que deixar suas casas
Equipes de diversas secretarias da prefeitura de Rio Branco, Defesa Civil estadual e municipal e Bombeiros estão desde a terça-feira, 03, prestando apoio às famílias atingidas pela cheia do rio São Francisco, afluente do rio Acre que atravessa diversos bairros da capital, e dos igarapés fundo, do Almoço e Batista. Até a manhã desta quinta, 05, cerca de 50 famílias tiveram que deixar suas casas. 29 foram abrigadas em salas da escola Lourenço Filho, na Avenida Getúlio Vargas e 22 foram alojadas em casa de familiares.
A situação dessas famílias começou a se complicar a partir da terça-feira, quando mais de 93 milímetros de chuva caiu na capital em cerca de 12 horas. Já naquele dia, equipes de diversas secretarias começaram o trabalho de apoio às famílias seguindo à risca o que foi determinado pelo plano de contingência elaborado pela Defesa Civil municipal. Equipes trabalharam na retirada das famílias atingidas, na desobstrução de bueiros, monitoramento de áreas de risco de alagamento e desmoronamento e identificação de regiões propícias ao alagamento.
A prefeitura teme que o volume de chuva se intensifique nos próximos dias desabrigando mais famílias residentes regiões próximas às margens dos rios e igarapés. A previsão de chuva para esta quinta-feira, por exemplo, é de 63 milímetros. Na terça-feira choveu mais de 93 milímetros. A média de chuva registrada no mês de janeiro de 277,32 milímetros. Essa média é tirada com base no acompanhamento que vem sendo feito pela Defesa Civil desde o ano de 1970. No mês de janeiro de 2011 foram registrados 160,7 milímetros de chuva. Do dia 1º ao dia 4 deste mês já choveu 137 milímetros, o que equivale a 85 % do que choveu em todo o mês de janeiro de 2011.
Além do São Francisco e dos igarapés , a prefeitura está preocupada com o nível do rio Acre. Nesta quinta-feira o nível do rio estava em 12,44 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros. Quando ela é ultrapassada, diversos bairros são atingidos e dezenas de famílias são desabrigadas.
A prefeitura conta também com o apoio do governo do Estado, que através da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias está disponibilizando pessoal, veículos e barcos para a retirada de famílias.
Em caso de necessidade de retirada de família de áreas atingidas pelo transbordamento do rio São Francisco e Igarapés, as pessoas devem ligar para o CIOSP, no 190.
Na tarde desta quinta-feira, às 15 horas, a secretária de Ação Social, Estefânia Pontes e o chefe da Defesa Civil municipal, coronel Gilvan Vasconcelos, receberão a imprensa na sala de reuniões da prefeitura de Rio Branco, no Bosque. Na oportunidade, serão apresentadas as principais informações sobre o transbordamento dos rios e igarapés, bem como da ação de apoio às famílias atingidas e desabrigadas até o momento.
Veja abaixo algumas informações sobre
Quantitativos de famílias
Conquista
3 famílias
08 pessoas Mocinha Magalhães
(Sapolandia)
15 famílias
62 pessoas
Bairro da Paz
5 famílias
27 pessoas
São Francisco
3 famílias
8 pessoas
Distrito industrial
2 famílias
5 pessoas
Retirados para casas de parentes
22 famílias
Previsão de chuva para hoje 63 mm
Cota do Rio Acre 12,44 m
Chuva acumulada 01 a 04/01
137 mm 85 % do que choveu em todo o mês de janeiro de 2011
Mês de janeiro 2011
160,7 mm
Media desde 1970/2011
277'32mm para o mês de janeiro


Antonio Muniz
Stalin Melo
Narciso Mendes
