DETRAN publica 2.673 multas, 1.099 autuações e caça sete Carteiras de Motoristas

Por Wanglézio Braga

Mais uma extensiva relação com autos de infrações cometidas no trânsito das cidades do Acre foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A lista de hoje (23), publicada pelo Departamento de Trânsito do Acre (DETRAN-AC), trouxe nada mais que 2.673 notificações de multas, 1099 notificações de autuações que podem ser recorridas na ouvidoria e ainda sete portarias com cassações de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A maioria das infrações ocorreu entre 2018 e 2019.

Entre as páginas 38 a 89, os motoristas ou proprietários de veículos tem acesso ao número da placa, a data da infração, número do processo administrativo e a infração fundamentada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) demais regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). As portarias foram assinadas pelo presidente do DETRAN, Luiz Fernando Duarte Maia.

Os documentos ressaltam a necessidade do condutor ou proprietário dos veículos de preencher o formulário de defesa da autuação e portar a cópia do auto de infração, cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e de outros documentos que possam fazer prova ou colaborar para o esclarecimento dos fatos alegados.  

No último dia 16, o Departamento publicou 3.281 autos de infrações cometidas no trânsito de Rio Branco, Cruzeiro do Sul bem como em Estradas de responsabilidade do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura do Acre (DERACRE).  


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.