Detran alerta para golpes via aplicativos de mensagem

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) reforça o alerta a população quanto a estelionatários que enviam falsas mensagens, por meio do WhatsApp, oferecendo a venda ilícita de veículos que estão apreendidos no pátio do órgão.

Nas mensagens, que também circulam em outros estados do país, o estelionatário se identifica como funcionário do órgão e propõe a venda de veículos que estariam no pátio e aptos a leilão, pedindo para que as pessoas depositem um valor de entrada, como se fosse o lance do veículo e informa que parcela o restante no boleto.

O presidente do Detran, Luiz Fernando Duarte, esclarece que esse golpe é antigo, e que anteriormente era oferecido a retirada de multas e também eram enviadas via e-mail.

“Os nossos leilões públicos são feitos por uma empresa terceirizada que só negocia os veículos no período do leilão, sendo obrigatória a participação do arrematante durante o certame, e o valor do veículo é repassado diretamente para a empresa em uma única parcela”, informa Duarte.

Todos os leilões de veículos apreendidos do Detran/AC têm divulgação prévia no Diário Oficial do Estado (DOE) e na imprensa local, após notificação dos proprietários via Correios. Os proprietários podem retirar seus veículos do pátio da autarquia até um dia antes do certame.

 

 

Agência 

 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.