Criança de 4 anos morre com dengue e coronavírus no PS

Nota Pública

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informa que uma criança de 4 anos morreu no Pronto-Socorro de Rio Branco, na manhã deste domingo, 31, em decorrência de infecção por dengue e Covid-19 simultaneamente.

O garoto D. E. J. S. deu entrada no PS, na sexta-feira, 29, com complicações de dengue, e enviado para o leito de isolamento do Hospital da Criança, enquanto o seu exame para Covid-19 estava sendo processado, ainda na sexta-feira mesmo, no Laboratório Mérieux.

Ao dar positivo para Covid-19, o menino foi imediatamente reenviado para o Pronto-Socorro de Rio Branco, que assim como a UPA do Segundo Distrito, é referência para o atendimento de pacientes com Covid-19.

Durante a transferência, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória no interior da ambulância, mas foi reanimado, chegando com vida ao PS. Neste domingo, 31, ele faleceu.

Rio Branco, AC, 31 de maio de 2020
Secretaria de Estado de Saúde do Acre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.