O Rio Branco

Hoje é 16 de Dezembro de 2018

Saúde

Investindo na saúde, governo entrega novos leitos de UTI no Huerb

30 de Maio de 2018 às 09:03:32

A saúde do Acre ganha um importante reforço nas próximas semanas em um setor vital na luta pela vida de pacientes em estado crítico de saúde.

O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) vai receber 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o aumento de vagas, a unidade passa a contar com 28 leitos de UTI.

As novas vagas deverão estar disponíveis à população nos próximos dois meses. A ampliação faz parte dos investimentos do governo do Estado que vem sendo aplicados no hospital – mais de 3,7 milhões em obras físicas, aquisição de equipamentos e mobiliário.

Sendo referência no atendimento de alta complexidade do estado, atendendo pacientes de todos os municípios, o diretor-geral do Huerb, Fabrício Lemos, salienta que os novos leitos vão melhorar a qualidade de atendimento.

“Colocamos o paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva quando ele se encontra em estado grave e requer monitoramento constante, 24 horas, e cuidados muito mais complexos que o de outros pacientes. Este investimento, portanto, representa a possibilidade de conseguirmos salvar mais vidas. Isso é o que nos motiva como profissionais em saúde”, declarou Lemos.

Além de Rio Branco, a saúde pública dispõe ainda de oito leitos de UTI no Hospital do Juruá e cinco UTIs Neonatal na Maternidade de Cruzeiro do Sul. Ao contrário da capital, essas unidades são mantidas exclusivamente com recursos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por ainda não estarem habilitadas pelo Ministério da Saúde.

Outros investimentos

Os investimentos fazem parte de uma série de ações do governo do Estado para fortalecimento da saúde no Acre. No início de março, o governo entregou oito ventiladores mecânicos destinados à UTI do Huerb. Os equipamentos da marca Maquet, são considerados um dos mais sofisticados e tecnológicos do mundo, pois não dependem da rede externa de ar comprimido, garantindo o suporte avançado na manutenção da vida dos pacientes em insuficiência respiratória grave.

Já em dezembro de 2017, o governador Tião Viana realizou a entrega de um novo refeitório e equipamentos de ponta para tratamento de saúde, o que representa um investimento de R$ 1 milhão em melhorias na estrutura da unidade.

 

 

Agência




Compartilhar