O Rio Branco

Hoje é 22 de Setembro de 2018

Saúde

Campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite vai até sexta-feira

29 de Agosto de 2018 às 08:41:10

O mês de agosto está chegando ao fim, e com ele termina também a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.

A campanha no Acre foi antecipada e desde o dia 31 de julho o estado vem oferecendo a imunização para o público alvo da campanha que são crianças com idade entre 1 a menos de 5 anos.

O foco da campanha no momento é a vacinação contra o sarampo, já que o país enfrenta um surto da doença. Já são cerca de 1,4 milhão de casos confirmados no Brasil. No Acre já foram registradas 36 notificações de pessoas com suspeitas de sarampo. Quatro casos foram confirmados.

Altamente contagioso, transmitido por meio da fala, tosse e espirro, o sarampo é considerado perigoso, podendo levar à morte. A vacina é o único método eficaz de evitar a proliferação da doença, por isso a saúde continua reunindo esforços para imunizar o maior número possível de crianças.

“Após 18 anos sem nenhum caso de sarampo no Acre, a doença reapareceu. Nosso alerta vem principalmente em relação à circulação do vírus. Queremos imunizar o mais rápido possível essas crianças, já que a doença pode ser facilmente transmitida e são elas as que mais sofrem com essa situação”, diz Moisés Viana, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A meta é de vacinar 95% do público prioritário, o que corresponde a aproximadamente 60 mil crianças. Até o momento, o estado já imunizou 58% do público alvo, sendo que esse valor representa 36 mil crianças vacinadas.

Entre os municípios com maior percentual de vacinação está Santa Rosa do Purus, que já ultrapassou a meta e registrou a cobertura de 97% (613 doses). Logo em seguida vem Epitaciolândia, com 89% (1.070 doses), e Porto Walter, com 86% (1.017 doses).

Vale lembrar que a campanha é especifica para crianças, mas após o fim da campanha a vacina estará disponível também para a imunização dos adultos até 49 anos.

 

ASSESSORIA




Compartilhar