O Rio Branco

Hoje é 26 de Setembro de 2017

Saúde

Governo envia lei de ampliação do quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem

29 de Agosto de 2017 às 09:22:31

O governo do Estado enviou nesta segunda-feira, 28, para a Assembléia Legislativa uma lei que amplia seu quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Serão 240 novas vagas, preenchidas conforme chamamentos de concurso público.

A lei prevê que o número de vagas para enfermeiros passe de 432 para 562 e de técnicos de enfermagem vá de 806 para 916. Agora, ela aguarda apreciação e aprovação da Assembléia. As novas vagas, se aprovadas, serão preenchidas conforme a necessidade da administração pública e de acordo com a quantidade de aprovados em concurso público.

Saúde como prioridade

A ampliação desse quadro implica diretamente na melhor qualidade do atendimento a quem utiliza os serviços de saúde pública do Estado. Desde a humanização, até a valorização dos servidores, diversas ações foram feitas pelo governo Tião Viana para qualificar esses serviços.

Na atual gestão, o governo contratou dois mil servidores para a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Na última semana, o governo anunciou a convocação de mais 300 aprovados nos cadastros de reserva dos concursos da saúde realizados entre 2013 e 14.

Isso tem refletido em melhorias no sistema de saúde. Por exemplo, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), são realizados atualmente nove mil atendimentos e 600 internações por mês, além de 55 mil exames de apoio e diagnóstico e quatro mil procedimentos cirúrgicos por ano. Sendo um grande esforço diário das equipes.

A prioridade com a saúde pode ser medida no volume de investimentos do governo do Estado. Conforme o relatório da prestação de contas do primeiro quadrimestre, nesse período foram investidos R$ 265,6 milhões para garantir atendimento em saúde pública, ou seja, 2,13% a mais do que determina a legislação federal.

 

Agência




Compartilhar