O Rio Branco

Hoje é 21 de Fevereiro de 2016

Saúde

Policlínica Joseh Alexandre já realizou mais de 168 mil atendimentos

27 de Dezembro de 2016 às 08:15:16

A Policlínica Joseh Alexandre, localizada no bairro Tucumã, passou pelo processo de transição de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para policlínica em 16 maio deste ano. A mudança foi concretizada devido à unidade estar classificada pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) como Policlínica. De lá para cá, a gerência contabiliza o saldo de 168.403 atendimentos realizados.

Entre os serviços mais procurados estão: exames bioquímicos com 23.512 atendimentos realizados; administração de medicamentos/remédios aplicados na veia e músculos com 17.403 atendimentos e consultas com odontólogo com 9.746 atendimentos prestados.

“Esse resultado dos atendimentos prestados só está sendo possível graças ao empenho de toda equipe que trabalha aqui, se dedicando e, também, por conta da transição de UPA para Policlínica. Desta forma, podemos dar mais atenção aos casos que aparecem, com serviços especializados e trabalhando com agendamentos”, informou Rossana Oliveira, gerente-geral da unidade.

Como funciona a Policlínica

A Policlínica Joseh Alexandre funciona de domingo a domingo, das 7 às 19 horas. Pacientes que estiverem na unidade até às 19 horas e não foram atendidos só sairão após atendimento.

Os atendimentos serão realizados por agendamento referenciado para sua área de abrangência e demandas espontâneas.

A escala dos servidores internos será mantida para que não haja prejuízos à população. A policlínica dispõe de médicos residentes e médicos preceptores (orientador de residentes).

A unidade conta com pediatra, ginecologista e clínico geral, além de outras especialdades.

Diferença entre UPA e Policlínica

Existem três portes de Unidade de Pronto Atendimento elas fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências diminuindo as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Policlínica é uma unidade de saúde para prestação de atendimento ambulatorial em várias especialidades, incluindo ou não as especialidades básicas, podendo ainda ofertar outras especialidades não médicas.

 




Compartilhar