Acre testa 24 exames positivos para Covid-19: Em 24 horas, mais um caso foi confirmado

Por Wanglézio Braga

O Acre testou 24 exames positivos para o novo Coronavírus (Covid-19). A informação foi repassada pelo Ministério da Saúde (MS) em mais um Boletim Epidemiológico divulgado na tarde de hoje (26), durante coletiva à imprensa em Brasília. Segundo o Ministério, de ontem (25) para hoje, o estado acreano registrou mais um caso positivo da doença.  

O Acre segue no topo do Ranking, na região norte, entre os estados que apresentaram grande número de infectados levando em consideração a densidade populacional. A preocupação foi expressa nessa quarta-feira pelo Ministro Luiz Henrique Mandetta quando o estado registrou 23 casos confirmados. O Estado fica atrás somente do Amazonas no maior número de casos na região Norte. “Chama a atenção o Acre ter 23 casos com uma população pequena”, disse ontem o ministro.

O Governo do Acre lembra que o estado possui um moderno Centro de Infectologia, o Charles Mérieux, que foi implantado em 2016 e que vinha trabalhando na pesquisa de hepatites virais, mas por conta da Pandemia também passou a aferir o sobre Covid-19. Isto possibilita testar novos exames no maior número de pessoas, levando em consideração que outros estados não possuem estrutura para que isto aconteça.

Até ás 15 horas de hoje, o Brasil registrou 2915 casos positivos de Covid-19. O Acre ainda não registrou nenhum óbito. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.