Acre segue com uma pessoa internada na UTI por conta da infecção pelo Covid-19

Por Wanglézio Braga

O Estado do Acre segue com apenas um caso grave, com necessidade de UTI, por conta da infecção do novo Coronavírus (Covid-19). A informação foi repassada hoje (26) durante Coletiva do Ministério da Saúde (MS) por meio da Vigilância Sanitária em Saúde. Além do Acre, na região norte, o Tocantins também tem uma pessoa internada na UTI. No Amazonas, são três no total. 

Em todo o país, 205 pessoas estão internadas com a doença em diversos leitos das unidades públicas e particulares e outras 194 estão sendo assistidas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI's) em vários hospitais de norte a sul do Brasil.

“Amanhã esses dados serão atualizados. Pois divulgamos os dados de ontem. Esse mapa foi distribuído por UFs. Esses dados vão compor uma plataforma que desenvolvemos para mostrar a situação real dos hospitais”, informou o Secretário Wanderson Oliveira.

No caso do Acre, a única pessoa que testou positiva para Coronavírus e que está na Unidade de Tratamento Intensivo é a advogada da OAB-AC, Isabela Fernandes. Ela contraiu coronavírus ao participar de um evento nacional da OAB Mulher em Fortaleza, no Ceará, no início do mês. O hospital não divulgou um boletim médico relatando sobre o estado de saúde da profissional, nas redes sociais internautas seguem em orações e votos de saúde.

O MS divulgou que o Acre possui 24 exames positivos para Covid-19. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.