O Rio Branco

Hoje é 16 de Outubro de 2018

Saúde

Prefeitura alerta para vacinação contra gripe: 60% ainda não foram imunizados em Rio Branco

25 de Maio de 2018 às 16:50:30

A Prefeitura de Rio Branco alerta: faltando uma semana para encerrar a campanha de vacinação contra a gripe, 51 mil pessoas ainda não foram aos postos de saúde para fazer a imunização contra o vírus H1N1. “A vacina é a grande proteção contra o vírus que está em circulação no Brasil”, disse Socorro Martins, diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA).

Balanço da SEMSA mostra que 60% das pessoas que fazem parte do público-alvo ainda não tomaram a vacina. A população tem até o próximo dia 1º de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação espalhados pela capital do Acre. Entre os que constam no público-alvo estão crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, pessoas privadas de liberdade, adolescentes internados em instituições socioeducativas e outros. A vacina é eficaz e só não é recomendada para pessoas que tenham alergia a ovo.

A participação dos grupos prioritários na vacinação é primordial. A gripe, lembra a diretora de Vigilância Epidemiológica da SEMSA, é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).  Além dos sintomas clássicos, como febre e nariz entupido, a gripe pode trazer complicações bem mais complicadas.

 

Agência




Compartilhar