O Rio Branco

Hoje é 21 de Setembro de 2018

Saúde

Falta da vacina na rede pública preocupa secretaria municipal de saúde

23 de Fevereiro de 2018 às 15:09:27

Não só no Acre, mas, em todo o Brasil a rede pública de saúde está sem estoque de vacina pentavalente. A vacina é destinada a crianças de 0 à 1 ano de idade e protege contra,  Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por influenza e Poliomelite.

Nos postos de saúde a procura tem sido grande. A vacina tem que ser administrada em crianças em três doses, sendo uma a cada dois meses. Em contato com o secretário municipal de saúde, Oteniel Almeida, ele alerta não haver previsão de chegada.

“É importante esclarecer a população que essas vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde através do Governo Federal e não estão chegando nos municípios devido a um problema na fabricação”, disse Almeida.

No Acre não há laboratórios que os pais possam tomar como alternativa para  comercialização das doses. A preocupação é notória, haja vista que todas as doenças podem levar a criança ao óbito se não tratadas devidamente. No Acre nos últimos períodos não há registros de ocorrência dessas doenças, porém, a secretaria está em estado de alerta.

“Nos  teremos crianças não imunizadas neste período então, pode acontecer de haver ocorrências de uma dessas doenças. Nós não tivemos nos últimos períodos ,porém, nos preocupa pois, caso tenham contato com o vírus, podem ficar doentes. Espero que não aconteça até que o Ministério da Saúde regularize situação o mais rápido possível”, finalizou o secretário.




Compartilhar