Acre tem 1.785 casos de coronavírus confirmados

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que 45 novos casos positivos de contaminação por coronavírus foram registrados no estado, nas últimas 24 horas.

Enfatiza, no entanto, que esses números são apenas dos testes rápidos. Os números com os resultados dos demais exames de PCR serão divulgados no boletim deste sábado, 16.

Desse modo, o Acre saltou de 1.740 novos casos para 1.785. O número de óbitos subiu de 55 para 57. As duas novas mortes foram registradas na manhã desta sexta-feira, 15.

O primeiro óbito positivo para Covid-19 é um homem, cujas iniciais são J. G. C. F., de 57 anos, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco do dia 9 de maio, e veio à óbito nesta sexta. A vítima possuía comorbidades. 

A outra morte é do paciente C. R. M., de 80 anos, que deu entrada na UPA do Segundo Distrito, no dia 9 de maio, e também faleceu na manhã desta sexta-feira. Não há informações se o paciente possuía comorbidades.

Mais três óbitos seguem aguardando o resultado do teste para Covid-19.

Mais informações no boletim completo, a partir das 16 horas.

Rio Branco, AC, 15 de maio de 2020.

Secretaria de Estado de Saúde do Acre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.