O Rio Branco

Hoje é 21 de Novembro de 2017

Saúde

Projeto “Se Liga Aí” instala dispensadores de camisinhas em banheiros de unidades públicas

11 de Julho de 2017 às 09:05:20

Coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e pelo Gabinete da vice-governadora, o projeto Se Liga Aí, lançado em onze municípios do Acre, iniciou a implantação de dispensadores de camisinhas nas unidades básicas de saúde, no município de Manoel Urbano.

O projeto, que trabalha com o público jovem ações educativas, como a promoção da saúde sexual e reprodutiva, DSTs/AIDS e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas, vem conquistando bons resultados nos últimos anos. O índice de gravidez na adolescência, por exemplo, diminuiu em mais de 11% entre 2015 e 2016.

De acordo com o gerente da Divisão de Saúde do Adolescente da Sesacre, Antônio Neto, a ideia é instalar os dispensadores nas unidades de saúde, que ficam mais próximas das escolas de ensino médio.

“Iniciamos em Manoel Urbano, mas vamos levar a iniciativa para os demais municípios contemplados com o projeto. Educação sexual não deve ser um tabu, e precisa ser acessível à juventude”, destaca.

Adaptado na própria caixa de papelão onde vem os preservativos, o dispensador recebe ornamentação dos jovens multiplicadores do projeto antes de ser instalado, e é abastecido pela Sesacre.

O Se Liga Aí é desenvolvido nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Brasileia, Xapuri, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Rio Branco, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.

 

Agência




Compartilhar