O Rio Branco

Hoje é 24 de Novembro de 2017

Saúde

“Inovação e Experiência” é o Slogan de campanha da Chapa 1 dos Farmacêuticos no Acre

08 de Novembro de 2017 às 08:43:51

“Inovação e Experiência” é o Slogan de campanha da Chapa 1 dos Farmacêuticos no Acre

De 08 a 10 de novembro serão realizadas as eleições nos conselhos Regionais de Farmácia em todo o Brasil, a votação será pela internet no site www.votafarmaceutico.org.br através de um computador ou celular. O voto é obrigatório para a classe e somente poderão realiza-lo os farmacêuticos que estiverem regulares junto ao CRF/AC até o fechamento do colégio eleitoral.

Os farmacêuticos acreanos irão eleger a nova diretoria do Conselho Regional de Farmácia – CRF/AC que terá dois anos de mandato. A novidade para a classeé a disputa de duas chapas.A votação será das 12 horas do dia 08/11/2017 até às 12 horas do dia 10 de novembro de 2017 (conforme o horário da localidade do CRF).

Existem em torno de 360 profissionais farmacêuticos em todo o Estado, trabalhando em diversas áreas de atuação, como por exemplo, farmácias e drogarias particulares, unidades públicas de saúde, nas indústrias farmacêuticas e de alimentos, nas análises clínicas, perícia criminal e na área de estética. É responsabilidade desta profissão, fazer a dispensação de medicamentos controlados e antibióticos nas farmácias e nas unidades públicas de saúde.

O Conselho Regional de Farmácia do Acre foi criado há sete anos por meio de projeto formulado pelo Conselho Federal de Farmácia, preenche todos os requisitos mínimos solicitados pelos órgãos controladores de Classe, como Tribunal de Contas e Controladoria Geral da União, portanto o CRF/ACtrabalha em plena expansão e essa trajetória de expansão muitas vezes é mal interpretada ou incompreendida.

CHAPA 1 INOVANDO COM EXPERIÊNCIA

A Chapa 1 vem com o Slogan de Campanha “Inovar com Experiência”. A candidata a Vice-Presidente, Mariana Chaves, evidencia que a chapa continuará sempre presente e disponíveis aos colegas de todo o estado, representando uma forte aliança entre as questões regionais e federais. Atuando nas mais diversas demandas e anseios as plenárias e comissões do CFF. Atuando principalmente no resgate, valorização e reconhecimento do profissional farmacêutico.

Entre pontos de defesa estão: Empreendedorismo farmacêutico, atuação clínica do farmacêutico, prescrição farmacêutica, farmacêutico no Sistema de Justiça, garantir presença do farmacêutico no SUS, lutar por leis que valorizem o profissional farmacêutico.

PROPOSTAS DE GESTÃO DA CHAPA 1

A Chapa 1 com toda sua experiência apresenta suas propostas de gestão a sociedade. A candidata a presidência do Conselho Regional de Farmácia do Acre,Francimary Muniz de Lima explica que é necessário manter o fiel cumprimento aos procedimentos do TCU, com as contas rigorosamente em dia, com seriedade, transparência e responsabilidade financeira.“É necessário continuar investindo na Sede do CRF/AC para melhorar e ampliar o acolhimento aos farmacêuticos.Investir na capacitação contínua dos funcionários do CRF/AC para oferecer atendimento qualificado aos profissionais farmacêuticos e pessoas jurídicas, mantendo atualizado o Portal da Transparência e acesso à informação e Ampliando o trabalho das Comissões Assessoras, com maior autonomia e visibilidade ao trabalho dessas Comissões”, explicou Francimary Lima.

EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO TAMBÉM SÃO PROPOSTAS DA CHAPA 1

A Farmacêutica, RossanaSpiguel, candidata a Conselheira Federal de Farmácia pela chapa 1 esclarece que a Educação e a valorização dos farmacêuticos deve ser uma pauta constante e contínua de luta para a classe. “Faz parte de nossas propostas lutar pelo cumprimento da Lei 13.021/14, que dispõe sobre a presença de farmacêuticos durante todo o horário de funcionamento em farmácias de qualquer natureza, ampliando postos de trabalho no Estado do Acre. Atuando juntamente às Instituições de Ensino promovendo o diálogo entre os estudantes com o Conselho Regional de Farmácia e o Sindicato, promovendo palestras sobre o funcionamento e atuações dessas entidades. Assim daremos a visibilidade da importância do profissional farmacêutico na sociedade e os desafios que ainda temos pela frente”, disse a atual Conselheira federal de Farmácia e candidata ao cargo no quadriênio 2018/2021.

São também propostas da Chapa 1: Promover a aproximação do CRF/AC comoutros Conselhos Regionais da área da saúde, também é uma proposta da chapa, na tentativa de ampliar o espaço do farmacêutico nas ações de saúde e na assistência multidisciplinar. Promover ações que fortaleçam os profissionais farmacêuticos das Análises Clínicas para assegurar e manter sua visibilidade no segmento laboratorial e mercado de trabalho; Criar o projeto “Farmacêutico e Cidadania” para realizar atividades de saúde em comunidades da capital e interior, através de parcerias com Instituições de Ensino Públicas e Privadas, recebendo bolsistas de graduação e pós-graduação da área farmacêutica; Incentivar a qualificação profissional, firmando convênios com instituições de Ensino, garantindo cursos de especialização, voltados para as áreas de maior necessidade profissional;

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização é um papel de atuação do Conselho Regional de Farmácia do Acre. A chapa 1 pretende tornar a fiscalização do CRF/AC, um serviço mais humanizado, educativo, orientador e regulador do cumprimento das legislações para o exercício profissional; Fortalecendo as parcerias entre o CRF, MPE/MPF, MS, DVISA, PROCON e outros, para melhorar a atuação ecumprimento das legislações e garantia da assistência farmacêutica nos estabelecimentos de saúde. Caracterizando e coibindo o exercício ilegal da profissão farmacêutica por outros profissionais, juntamente com o PROCON e Ministério Público.

QUEM FAZ PARTE DA CHAPA

DIRETORIA:

PRESIDENTE: Francimary Muniz de Lima

VICE: Mariana Chaves

SEC. GERAL: MariamaFrizoni

TESOUREIRO: Paulo Lopes

CONSELHEIROS REGIONAIS:

Êrika Rosas

Gustavo Dias

Janaína Mazaro

Joquebede Brasil

Kamila Lessa

KathlenJansen

Letícia Cezarotto

Miguel Freitas

Tessie Cabral

Thiago Afonso

CONSELHEIRA FEDERAL:

Rossana Santos Freitas Spiguel

SUPLENTE:

Silvia Basso




Compartilhar