Tião Viana e Marcus Alexandre assinam ordem de serviço para a retomada das obras do Ruas do Povo em Rio Branco

O governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre lançaram na manhã desta terça-feira, 23, no Loteamento Joafra, a segunda etapa do Programa Ruas do Povo, que somente em Rio Branco irá pavimentar mais de quatrocentas ruas em sessenta e oito bairros da cidade. 

Da solenidade de lançamento da segunda etapa do Programa Ruas do Povo, que aconteceu no Joafra, onde trinta ruas serão pavimentadas e receberão toda a infraestrutura de redes de água e esgoto, participaram o governador Tião Viana, o prefeito Marcus Alexandre, o diretor-presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, os deputados estaduais Heitor Júnior e Maria Antônia, os vereadores Gabriel Forneck e Fernando Martins, além de representantes da Caixa Econômica, Banco do Brasil e Ministério Público, além de lideranças comunitárias e muitos moradores. 

A prefeitura de Rio Branco através da EMURB ficará responsável pela pavimentação de ruas dentro do Programa Ruas do Povo nos bairros Aeroporto Velho, Paz, além dos residenciais Carandá e Cabreúva, localizados na região da Baixada da Sobral. 

Nos diversos municípios do Estado, o Ruas do Povo já chegou a 90% das metas estabelecidas dentro do programa, mas em Rio Branco o percentual é de 40% e, por isso, o foco nesta segunda etapa, será pavimentação e a infraestrutura, como drenagem, calçadas e redes de água e esgoto na capital. 

A segunda etapa do programa irá gerar mais de seis mil e quinhentos empregos diretos, com investimentos na ordem de R$ 260 milhões e acontecerá tanto em bairros onde o programa ainda não foi concluído como também naqueles que ainda não receberam o benefício. 

O diretor-presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, destacou a decisão política do governador Tião Viana em tirar os moradores dos bairros que ainda não foram contemplados com o programa Ruas do Povo da poeira e da lama. “O governo não irá sossegar enquanto não tirar as pessoas da lama e da poeira”, disse. 

A solenidade de lançamento da segunda etapa do Programa Ruas do Povo contou com a presença de diversos líderes comunitários de bairros que serão beneficiados. O presidente do bairro Belo Jardim, Rodrigo Carlos, destacou os investimentos que tanto o governo quanto a prefeitura vêm realizando na região. 

“São mais de cento e oito ruas, unidade de saúde, iluminação pública, quadra de esporte e academia comunitária, investimentos que mostram que governo do Estado e prefeitura de Rio Branco trabalham com muita honestidade e dignidade pela nossa população”, frisou. 

A melhor notícia 

O prefeito Marcus Alexandre destacou a importância da ordem de serviço para a pavimentação de mais de quatrocentas ruas em sessenta e oito bairros da capital. De acordo com o prefeito, essa é a melhor notícia que o governador Tião Viana poderia dar aos moradores de Rio Branco depois de um rigoroso inverno que durou oito meses e da maior enchente já ocorrida no município este ano. 

Marcus Alexandre frisou ainda o momento de dificuldade econômica em que passa o país e parabenizou o governador Tião Viana que, apesar de todas as limitações, manteve os investimentos em infraestrutura, priorizando a continuidade do programa Ruas do Povo. 

Ele sugeriu aos engenheiros e empresas responsáveis pelas obras que tenham humildade para ouvir as demandas dos moradores, pois são eles que “sabem onde o sapato aperta”, referindo ao fato de que, em muitos casos, é a comunidade que conhece as prioridades de cada ação. 

“A orientação que estamos dando é para que se possa aproveitar cada minuto do verão, pois somente com união é que poderemos vencer as dificuldades, pois o governador Tião Viana, um grande irmão e amigo que temos, nos ajudou em um momento difícil que foi a alagação e continua nos ajudando com a chegada do verão”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre. 

Acabar o sofrimento da lama e da poeira 

O governador Tião Viana destacou o “tamanho do desafio” que é pavimentar as ruas no Estado e destacou que a determinação da equipe de governo é acabar com o sofrimento da lama durante o inverno e a poeira durante o verão. 

Tião Viana lembrou os mais de seis mil e quinhentos empregos que serão gerados com as obras de pavimentação das mais de quatrocentas ruas em Rio Branco, destacando que o governo estará ajudando na geração de renda e trabalho para milhares de famílias acreanas. 

Lembrou também que para vencer o desafio de pavimentar um volume tão grande de ruas estão sendo mobilizadas mais de seiscentas máquinas, que irão trabalhar diuturnamente para aproveitar cada minuto do verão amazônico. 

“Estamos fazendo todos esses investimentos em um momento de difícil, mas estamos conseguindo porque nos preparamos e aqui em Rio Branco acredito no trabalho e na determinação do prefeito Marcus Alexandre”, afirmou o governador Tião Viana.

Asscom