PCdoB, PSB e PROS criam primeiro bloco para abocanhar mais tempo na tribuna

Wanglézio Braga

Foi na manhã desta terça-feira, 03, o primeiro bloco parlamentar da nova legislatura da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) que terá como integrantes os Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialista do Brasil (PSB) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O objetivo do bloco é criar mais tempo de tribuna durante as sessões o que corresponderá 7min30segundos a mais.

O bloco é composto pelos deputados Janilson Leite que será o líder, tendo como vice-líder o deputado Manoel Morais (PSB) e a deputada Maria Antônia (PROS). Os partidos que eles compõem são da base governista.

“Esse bloco nos ajuda a ter mais acesso as principais comissões da Casa. Dentro do entendimento da base do governo vamos estar dispostos as concepções do interesse de casa um. Estamos fazendo uma petição para pleitear a CCJ e a comissão de Orçamento e Finanças, porém, essa discussão está sendo feita com o PT“, disse o líder do bloco.

Os parlamentares entregaram um ofício à Mesa Diretora para registrar e homologar a criação do bloco. Vale salientar que os blocos são criados de acordo com o artigo 89 do Regimento Interno da Aleac o que consequentemente não fere o regimento. “O bloco só será desfeito se um dos deputados solicitar para sair”, explicou Evelena Cardoso sub-secretaria das atividades legislativa. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.