Ministro visita regional do Alto Acre e promete ajuda aos municípios afetados pela cheia do Rio Acre

A cidade de Brasiléia recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 27, a visita do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, onde viu de perto a real situação após a cheia do rio Acre. Na comitiva, estava o governador do Acre, Sebastião Viana, do senadores Gladson Cameli e Jorge Viana, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim e outros políticos, que foram recebidos pelo prefeito Everaldo Gomes.

Diante da destruição causada pela enchente, o Ministro se comprometeu em ajudar no que for necessário a partir da publicação do Estado de Calamidade no Diário Oficial da União nos próximos dias, após o reconhecimento da ‘Situação de Emergência ou Calamidade Pública’, as prefeituras poderão apresentar um PDR (Plano Detalhado de Resposta) para que possa??? ser liberado recursos para a reconstrução de áreas atingidas.

Segundo o Ministro, a partir da próxima segunda-feira, serão enviados mais de 17 mil kits de ajuda que deverão ser entregues às famílias afetadas e cadastradas pela enchente.

Além de água potável, estará inserido cestas básicas, kits para dormir (lençol, colchão e travesseiro), kits de higiene e limpeza. Todo esse material será distribuído via Defesa Civil aos municípios afetados e já tem ordem de fazer as distribuídos tão logo chegar no Estado.

Oaltoacre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.