EMURB não para nem mesmo no inverno: ???a ordem é aproveitar cada minuto de sol para melhorar a cidade???, diz presidente Jackson Marinheiro

A Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) vem aproveitando cada dia de sol deste rigoroso inverno para avançar no serviço de manutenção viária da cidade. Nesta quinta-feira, 5, as equipes da EMURB fizeram tapa-buracos em várias ruas dos bairros onde estão sendo realizados serviços de melhoria viária nos corredores estruturantes e vias transversais.

 

A EMURB atende a determinação do prefeito Marcus Alexandre e não desperdiça nem um minuto de sol para realizar os serviços que atendem objetivamente todo o conjunto da população. No ano passado, por exemplo, além de não parar no inverno, o trabalho intenso virou rotina no expediente da Prefeitura de Rio Branco. Os trechos atendidos com tapa-buracos geralmente são de grande movimento de veículos. “A proposta do prefeito é fazer 100% da Comara e os moradores tem esperança que isso vá acontecer mesmo já que ele esteve aqui, disse que ia mandar a equipe e já mandou”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro da Comara, Amarílio Campos. Na Comara, a EMURB está fazendo uma grande operação de recuperação das ruas. Na manhã de quinta-feira, as equipes estavam na Rua Capixaba, onde o trânsito de veículos estava muito prejudicado, mas será restabelecido ainda esta semana.

 

“O prefeito cumpre o compromisso com nossa comunidade e garante a recuperação das ruas principais e das travessas, conforme algumas já foram feitas”, completou Amarílio. Os trabalhos de recuperação estão sendo realizados no âmbito da Ação de Inverno, que conta com o apoio do Governo do Estado. A EMURB tem trabalhado diuturnamente com todas as suas equipes para melhorar as vias da cidade, principalmente os corredores de ônibus. Por isso, conforme já informado, o prefeito Marcus Alexandre considera importante aproveitar os dias de sol deste período chuvoso para chegar ao maior número possível de moradores com todos os serviços que o município pode oferecer em infraestrutura – e uma boa condição de acesso é essencial. Não apenas as lideranças comunitárias como os moradores enalteceram a motivação do prefeito em caminhar pelas ruas verificando a qualidade do serviço e de ouvir as demandas da população.

 

No Conjunto Manoel Julião os trabalhos seguem pelas vias adjacentes à Rua Otávio Rôla, um importante corredor de ônibus. A EMURB enfrentou o rigoroso inverno de 2014 com muito trabalho e a presença constante nas vias estruturantes, as quais dão acesso a outras vias igualmente importantes e agora novamente no inverno está conseguindo trabalhar com a mesma intensidade.  A dona de casa Istacilda Ribeiro mora há 23 anos na Rua Luiz V. da Silva e passou algum tempo observando de sua residência o trabalho da equipe da EMURB. “Estava precisando mesmo desse trabalho aqui pois os buracos estavam para causar acidentes”, disse ela aprovando a qualidade do serviço.

 

O presidente da EMURB, Jackson Marinheiro, acompanha o desenvolvimento dos trabalhos e esteve na rua de dona Istacilda. Ali, conversou com os trabalhadores e apontou melhorias. “A determinação do prefeito é aproveitar o tempo bom para trabalhar e trabalhar muito”, disse Marinheiro. Ele lembrou que diariamente a EMURB mantém várias equipes de manutenção viária, terraplanagem e drenagem espalhadas pela cidade. “Ao todo, 150 trabalhadores realizam esses serviços todos os dias”, concluiu o presidente da EMURB. 

 

Asscom 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.