Eliane Sinhasique denuncia que nem com decisão judicial paciente consegue tratamento

A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã de hoje (23), para denunciar que nem com determinação judicial, o paciente José Albecir Souza da Silva, portador de hérnia discal lombar, conseguiu tratamento de saúde.

“Esse cidadão está ficando aleijado por falta de atendimento adequado para o seu quadro de saúde e nem com determinação judicial a Secretaria de Saúde está atendendo”, criticou.

Em posse de documentos do paciente, Eliane declarou que há três anos José Albecir espera. “Em outubro de 2012, ele deu entrada na Justiça. Em julho de 2013, a Justiça determinou que o tratamento do senhor José deveria ser iniciado. Porém, nada aconteceu”.

Outro caso apresentado pela peemedebista foi o da senhora Francisca Luciene que foi encaminhada do Centro de Saúde Barral y Barral para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para dar início a um tratamento de canal, mas agendaram o tratamento para fevereiro de 2016.

“Canal é coisa séria, ela tem uma infecção na raiz do dente que causa outros grandes males para todo o organismo, podendo causar até infarto”. 
 

(Assessoria)


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.