Deputados de Oposição articulam blocos para abocanhar tempo na Tribuna

Wanglézio Braga

O segundo bloco, desta vez montado pela oposição, pode ser criado nos próximos dias na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Uma articulação entre os partidos de oposição ao governo do Estado está acertando os últimos detalhes para apresentar o ofício à Mesa Diretora da Casa de Leis.

O grupo encabeçado pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB) está esperando o alinhamento da base governista para arquitetar a formação dos blocos que poderá ser formado pelo PSDB, PMDB e PP. Segundo ele, a estratégia, até o momento, é esperar a bancada de situação estabilizar o tempo na Tribuna.

“O nosso interesse é que haja participação da minoria. Numa democracia a minoria tem que está presente. Aqui na Aleac já somos a minoria, nós somos cientes disso. Somos cientes também de que não é preciso ficar com medo deles [situação] ficaram com tudo”, disse ele.

Gonzaga também comentou que a oposição estuda a possibilidade de criar miniblocos em vez do famoso “blocão” para tomar maior espaço nas discussões e debates. Além do tempo na Tribuna, a base oposicionista mira a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Comissão de Orçamento e Finanças (COF), ambas recebem a Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Nosso objetivo inicial é presidir tais comissões. Se não conseguirmos queremos pelo menos a participação nelas. Afinal tem que existir o contraditório, pois essas comissões podem definir o rumo do estado e do parlamento”, finalizou.    

Vale salientar que o regimento interno da Aleac, mais precisamente no artigo 89, autoriza a formação de blocos. Eles só poderão ser desfeitos se um deputado pedir para sair.

 

Primeiro Bloco

Na terça-feira, 03, foi criado o primeiro bloco parlamentar que têm como integrantes os Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialista do Brasil (PSB) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O objetivo do bloco é criar mais tempo de tribuna durante as sessões o que corresponderá 7min30segundos a mais.

O bloco é composto pelos deputados Jenilson Leite (PCdoB) que será o líder, tendo como vice-líder o deputado Manoel Morais (PSB) e a deputada Maria Antônia (PROS). Os partidos que eles compõem são da base governista.