Aliança entre MDB e PSDB em Cruzeiro do Sul aproxima Gladson de Socorro Neri em Rio Branco

 Antonio Muniz

Apesar de o governador Gladson Cameli (PP) e a prefeita Socorro Neri (PSB) evitarem falar em política em plena crise provocada pela pandemia do coronavírus, os movimento de ambos indica que uma aliança entre os dois para a disputa eleitoral está cada vez mais evidente.

A aliança também inclui o PSD do senador Sérgio Petecão, primeiro-secretário da mesa diretora do Senado e o principal articulador da união entre governo e prefeitura. A chapa seria composta pela prefeita Socorro Neri (PSD) e a ex-deputada federal Marfisa Galvão (PSD).

Mesmo o PP ficando de fora da chapa, a aliança teria aval do governador, pois teria apoio de Socorro Neri  e do senador Sérgio Petecão na disputa pela reeleição em 2022. O senador Petecão sonha em governar o Acre, mas nesse caso, adiaria o projeto para 2026, uma vez que a o partido estaria contemplado na chapa liderada pelo PSB. 

A crise do coronavírus serviu para reaproximar o governador e a prefeita. As medidas de prevenção e combate ao coronavírus são tomadas e executadas em parceria entre governo e prefeitura.  Também existe excelente sintonia entre os principais assessores do governo e da prefeitura.

Na semana passada, o governador testou negativo para a covid-19 e exibiu o resultado do exame para evitar qualquer comentário maldoso. A prefeita teve contato com um assessor que testou positivo e, por medida de precaução, encontra-se recolhida em sua casa, mas continua despachando via internet.

Outro ponto que fortalece a união entre governador e refeita é o distanciamento, cada vez maior, de Socorro Neri em relação ao PT e PC do B. A prefeita sabe que precisa construir uma novo gripo político e o governador entende que também precisa se recompor, uma vez que perdeu apoio do MDB.

EFEITO MDB

Ao conquistar apoio do PSDB na disputa pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o MDB do ex-prefeito Vagner Sales acabou aproximando, ainda mais, o governador da prefeita Socorro Neri.

A candidatura do jovem Fagner Sales já era forte e com apoio do PSDB do vice-governador Wherles Rocha, o quadro fica praticamente decidido na segunda maior cidade do Acre.  

Segundo informações, a aliança entre os dois partidos pode ocorrer também em Rio Branco. Por isso, o governador estaria disposto a mudar os planos e apoiar a reeleição da prefeita Socorro Neri.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.