Rodrigo Forneck propõe abertura das Uraps para atender pacientes com sintomas leves de Covid-19

A medida visa desafogar Sistema de Saúde

O líder do PT na Câmara de Rio Branco e presidente da Comissão de Saúde, Rodrigo Forneck, propôs na sessão online desta sexta-feira, 22, que a Prefeitura de Rio Branco realize a abertura das Unidades de Recursos Assistenciais Partilhados (URAPs), por regional, para atender pacientes com sintomas leves de covid-19.

“Se Rio Branco referenciar as unidades de saúde, por regional, para que identifiquem os primeiros sintomas de pacientes suspeitos de covid-19, vai desafogar os serviços da UPA do 2° Distrito. Os médicos que atendem nas Uraps têm plena condição de passar uma medicação para que os casos de coronavírus não se agravem, evitando que o paciente precise de um leito de UTI”, endossou o vereador.

O petista também pediu a ampliação e divulgação dos serviços de atendimento médico virtual, ofertado pelo poder público. “Os governos não têm conseguido manter o isolamento social e é errado culpar a população por isso. O trabalhador, infelizmente, precisa sair de casa para garantir o sustento da família e, quando apresenta algum sintoma, o patrão cobra dele um laudo médico, obrigando-o a ir numa unidade de saúde, já superlotada, em busca de um exame”, alertou Forneck.

A proposta Rodrigo visa desafogar o Sistema de Saúde de Rio Branco, que está prestes a entrar em colapso. Na Capital, um idoso com covid-19 faleceu por falta de um leito de UTI.

O médico infectologista e vereador  do PCdoB, Eduardo Farias, parabenizou Forneck pela proposta. “Parabenizo o Rodrigo pela fala, pois é muito importante que os pacientes, que recebem alta médica, sejam referenciados à unidade de saúde próxima da sua casa para dar continuidade ao tratamento”, frisou.

 

Ascom


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.