Duarte questiona deputados e o governo por recusar a criação de comissão para investigar gastos na Pandemia

Por Wanglézio Braga

O deputado Roberto Duarte, do MDB, questionou hoje (20) durante sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o motivo para que os deputados bem com o Governo do Acre não orientou a base para que a criação da comissão fiscalizadora dos gastos públicos com atos da prevenção e tratamento do novo Coronavírus (Covid-19).  

Na manhã dessa sexta-feira, os deputados votaram e aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que reconhece Estado de Calamidade Pública no Acre por causa da crise do coronavírus. Com isso, o governo poderá descumprir, até 31 de dezembro deste ano, a sua meta fiscal e liberar mais recursos para o combate ao coronavírus.

“Propus uma emenda que criava uma comissão com o objetivo de acompanhar os gastos públicos que serão investidos no combate ao coronavírus. Mas, infelizmente, não foi aprovada pelos demais deputados estaduais”, comentou.

Segundo Roberto, o Governo não ordenou que os deputados da base de sustentação votassem para a provação da comissão fiscalizadora. A bancada de oposição que é composta, por exemplo, pelos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Jenilson Leite (PSB), disseram que é necessário ser dado o voto de confiança ao governo neste momento difícil que o Acre está enfrentando, mais que é importante fiscalizar de perto os atos.

“O Congresso Nacional aprovou também estado de calamidade pública no Brasil, mas criou uma comissão de fiscalização pelos Deputados Federais e Senadores da República. Eu não entendi porque o governo ordenou que os deputados da base de sustentação não votassem nesse sentido aqui em nosso estado”, questionou.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.