Vaza Jato: Moro ordenou busca e apreensão sem pedido do MP

O atual ministro da Justiça e Segurança pública, Sergio Moro, teria autorizado operações de busca e apreensão sem o pedido do MP (Ministério Público) quando era juiz da Lava Jato, segundo reportagem do site The Intercept Brasildivulgada neste sábado (19.out.2019). Moro também teria indicado que objetos apreender durante a condução coercitiva do ex-presidente Lula, em 4 de março de 2016.

“Russo deferiu uma busca que não foi pedida por ninguém…hahahah. Kkkkk”, disse Luciano Flores, delegado da PF alocado na Lava Jato, em 1 dos grupos da força tarefa da Lava Jato. Questionado sobre a situação, Flores diz que ele mesmo vai “ajeitar” as coisas: “Normal… deixa quieto…Vou ajeitar…kkkk”.

No caso da condução coercitiva de Lula, Moro, segundo as mensagens expostas, o então juiz pede cuidado ao apreender materiais do sindicato onde se encontrava o ex-presidente.

“Vai pedir pra apreender as caixas do sindicato?”, afirma o delegado Márcio Anselmo. “Moro pediu parcimônia nessa apreensão. Acho que vale a pena ver exatamente o que vamos apreender”, disse o procurador Roberson Pozzobon em resposta.

Pozzobon sugere ainda que a equipe aguarde Moro dar seu aval à apreensão antes de prosseguirem com as ações. Entre 2015 e 2016, há pelo menos 9 citações a encontros envolvendo delegados da PF e Moro segundo o site.

Em resposta à reportagem a  força-tarefa da Lava Jato em Curitiba disse não reconhecer as mensagens que têm sido atribuídas a seus integrantes.

“O material é oriundo de crime cibernético e tem sido usado, editado ou fora de contexto, para embasar acusações e distorções que não correspondem à realidade. O site prejudica o direito de resposta ao não fornecer todo o material que diz usar na publicação”, respondeu a assessoria de imprensa.

 

Poder 360


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.